por Bruno Carmelo
(Atenção, o texto abaixo contém spoilers! Se não quiser saber nada sobre o final de Procurando Dory, é melhor não continuar...)
Por enquanto, os produtores e roteiristas da sequência de Procurando Nemo não tinham revelado nenhum detalhe sobre a história. Mesmo assim, já se sabe que o final vai ser alterado, por causa de uma recente polêmica envolvendo o documentário Blackfish. Este filme sobre baleias assassinas responsabiliza parques aquáticos como o Seaworld pela prisão dos animais e pela agressividade de algumas baleias. O documentário retrata diversas pessoas feridas por baleias em cativeiro, o que levou o próprio Seaworld a anunciar mudanças em sua conduta com os animais.
Mas qual é a relação entre Finding Dory e essa história toda? Aparentemente, o fim da trama deveria mostrar Dory e amigas baleias presas em um parque aquático. No entanto, prevendo que este tipo de estabelecimento vai ganhar uma imagem negativa após o documentário, a Pixar já se apressou para fazer mudanças na história, revelando que Dory e outros animais vão poder deixar o local no fim do filme.
Esse caso revela não apenas o poder da denúncia contida em Blackfish, mas também a grande preocupação da Pixar com seu novo filme. Vale lembrar que Procurando Nemo foi um enorme sucesso, vencendo o Oscar de melhor animação e arrecadando US$920 milhões em todo o mundo. Espera-se que Procurando Dory seja igualmente popular quando chegar aos cinemas, em 2015.
Confira abaixo uma imagem de Finding Dory: