por Roberto Cunha
Alguns filmes entram para a história por vários motivos. Uns porque tocaram o coração de multidões, outros por terem causado arrepios, caso do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock. Tanto que o impacto das cenas do suspense com Anthony Perkins (abaixo), vivendo o psicopata Norman Bates, faz com que elas seja imitadas até hoje. O que nem todos sabem é que o longa veio de um livro e que o criminoso da obra foi inspirado em um verdadeiro assassino serial, de Wisconsin, nos Estados Unidos. Agora, nas livrarias, você pode "matar" sua curiosidade sobre ele e outros caras sinistros com duas publicações: "Psicose", de Robert Bloch, e “Serial Killers – Anatomia do Mal”, de Harold Schechter.
O primeiro foi lançado há quase 50 anos no Brasil e ganha essa nova versão da DarkSide, que vem brindando os leitores chegados na fantasia e no sinistro, com várias pérolas nos últimos meses. O outro título, também da editora, vem com uma pegada de dossiê (não é papo de político) sobre assassinos em série, fruto de mais de três décadas de estudos do autor. Para se ter uma rápida ideia, rola até uma explicação para a origem do termo "serial killer" e o fascínio que exercem na cultura pop. Estão lá, por exemplo, o próprio Ed Gein (inspiração para Bates), o Leatherface, de O Massacre da Serra Elétrica, e Hannibal Lecter, do sucesso O Silêncio dos Inocentes, entre outros.
Curiooso para saber o que faz essa gente, aparentemente normal, começar a matar e não parar mais? Descubra numa livraria perto de você. Quem sabe, depois da leitura, você começará a perceber o comportamento de seu estranho vizinho? ...
Psicose
O Silêncio dos Inocentes
O Massacre da Serra Elétrica