por Bruno Carmelo
Há alguns meses, quando James Cameron falou sobre os próximos projetos de sua carreira, ele deu a entender que Avatar 2, 3 (e talvez 4) ocupariam o resto de sua carreira, já que ele estava desenvolvendo novas tecnologias especialmente para as sequências. No entanto, o cineasta continua produzindo documentários (Cirque du Soleil: Outros Mundos) e contribuindo para ficções de outros diretores (ele ajudou Alfonso Cuarón no muito aguardado Gravidade).
Agora, em uma conferência na Cidade do México, Cameron confirmou que já está trabalhando em Battle Angel, projeto que ele desejava realizar há anos, mas que estava engavetado. Esta história sobre uma mulher ciborgue, resgatada por um cientista, começará a ser produzida em 2017 - provavelmente no momento em que Avatar 3 estiver sendo finalizado.
Cameron, conhecido pelas opiniões francas, ainda comentou o uso do 3D nos filmes atuais. Ele insiste que Avatar (2009) "transformou completamente" o cinema, e diz que não é a mesma coisa assistir a um filme filmado em 3D, ou convertido para as três dimensões depois da filmagem. Segundo ele, em muitos casos o 3D é desnecessário, servindo apenas como imposição dos grandes estúdios para aumentar o faturamento dos filmes. Ele cita o caso de Homem de Ferro 3 e O Homem de Aço que, de acordo com o cineasta, não precisariam ser em 3D. "Se você já gasta US$150 milhões em efeitos especiais, o filme já terá uma aparência espetacular, perfeita". Cameron acredita que o público não faz questão de ver grandes produções em três dimensões.
Você concorda com ele?