por Bruno Carmelo
Neste fim de semana, os blogueiros Amigos do AdoroCinema escreveram sobre a maior estreia nacional da última sexta-feira: a comédia Minha Mãe é uma Peça - O Filme, adaptada da peça de teatro. O filme traz Paulo Gustavo no papel de uma mãe superprotetora, que acaba envergonhando os próprios filhos. Os nossos parceiros deram uma nota média de 3,4/5 ao filme, semelhante à nota de 3/5 da crítica do AdoroCinema.
Desta vez, o texto em destaque é do blog Has Tela Vista, que ressalta um aspecto consensual entre os blogueiros: o grande talento do humorista Paulo Gustavo. Abaixo, você confere um trecho das críticas. Você concorda com elas? Lembre que você pode escrever a sua própria crítica, e caso tenha um blog, você pode participar da comunidade de Amigos do AdoroCinema!
Has Tela Vista
"O ponto alto é justamente Dona Hermínia contado suas histórias malucas e desabafos sobre vários assuntos. Paulo Gustavo se esforça pra encontrar o equilíbrio certo e manter o clima da peça, e tem sucesso em alguns momentos, com esquetes que funcionam bem e flashbacks para situar a história. O ator é bastante talentoso, mas fica claro que os exageros da personagem (de voz estridente e extremamente caricata) estão muito ligados às necessidades do teatro e poderiam ter sido amenizados para o cinema. A ideia do roteiro é deixar Dona Hermínia a vontade, um dos truques da adaptação é tentar encontrar o ponto que faz as pessoas amarem a peça, a interação. Se na peça Paulo Gustavo fala o tempo todo e interage com a plateia, o que fazer no filme? Paulo Gustavo fala o tempo todo e interage com todos os personagens, e por incrível que pareça isso gera uma simpatia pela "senhora". O restante do elenco é talvez mais caricato que a própria Hermínia..."
Leia a crítica completa no blog Has Tela Vista. Nota: 3/5.
Ccine 10: "Minha Mãe é uma Peça é filme marcante e para toda família. Paulo Gustavo merece todo o sucesso pelo trabalho". Leia a crítica completa, escrita por Kadu Silva. Nota: 4,5/5.
Tem um Coelho no Cinema: "Uma comédia com C maiúsculo que quem quiser rir bastante com toda a caracterização que Paulo Augusto faz das maiores preocupações que toda mãe tem, deve correr para uma sala de cinema e conferir". Leia a crítica completa, escrita por Fernando Coelho. Nota: 4/5.
Lixeira Dourada: "O roteiro, aliás, é muito bem estruturado e se utiliza de um humor mais inteligente e rebuscado do que a maioria das comédias nacionais que temos visto ultimamente". Leia a crítica completa, escrita por Joel Souza. Nota: 4/5.
CinePipocaCult: "É visível que Paulo Gustavo é um bom humorista, e traz momentos ótimos durante o filme. Mas, como filme, não se sustenta. Fica faltando algo mais. Perde o cinema, mas ganha a diversão. É uma escolha". Leia a crítica completa, escrita por Amanda Aouad. Nota: 2,5/5.