Minha conta
    Hoje é o aniversário de Nicole Kidman! Relembre os principais filmes da atriz

    Relembre a trajetória da atriz de Moulin Rouge - Amor em Vermelho, As Horas e Cold Mountain, que comemora 46 anos dia 20 de junho.

    por Bruno Carmelo

    Neste dia 20 de junho, Nicole Kidman comemora 46 anos de idade! A atriz vencedora do Oscar, atualmente em cartaz nos cinemas com o macabro Segredos de Sangue, já passou por momentos muito distintos em sua carreira. Com mais de 60 filmes no currículo, relembre abaixo as principais fases da carreira da atriz:

    Os primeiros sucessos

    Kidman começou sua carreira nos cinemas em pequenos telefilmes de pouco destaque, como Chase Through the Night e Skin Deep, ambos de 1983. Ela ainda participou de três séries de televisão e diversos telefilmes, até conseguir seu primeiro papel importante, em Terror a Bordo (1989). Com as boas críticas à sua atuação, ela conquistou dois papéis em Dias de Trovão (1990) e Um Sonho Distante (1992), ao lado do astro e futuro marido da atriz, Tom Cruise. Os dois filmes conquistaram grandes sucessos de bilheteria, abrindo espaço para uma participação de Kidman no filme de gângsteres Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés (1991), pelo qual recebe sua primeira indicação ao Globo de Ouro.

    Batman, Kubrick, fantasmas e Moulin Rouge

    Uma das maiores bilheterias de Kidman veio com Batman Eternamente (1995), quando dividiu a cena com Tommy Lee Jones e Val Kilmer. Logo em seguida, sua atuação ousada no suspense Um Sonho Sem Limites (1995) rendeu seu primeiro Globo de Ouro. A partir deste momento, a atriz somou os sucessos de crítica e de público, arriscando-se nas produções de ação (O Pacificador, 1997), no último filme dirigido pelo cultuado Stanley Kubrick (De Olhos Bem Fechados, 1998) e nos filmes de terror sobrenatural (Os Outros, 2001). Mas um dos principais filmes da sua carreira foi sem dúvida o musical Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001), quando conseguiu sua primeira indicação ao Oscar de melhor atriz.

    As Horas, produções populares e grandes filmes de autor

    A consagração internacional de Nicole Kidman veio com As Horas (2001), no qual atou ao lado de Meryl Streep e de Julianne Moore, e que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. A partir deste momento, a atriz começou a alternar grandes produções (Cold Mountain em 2003, A Feiticeira em 2005), com pequenas produções de autor, ousadas, como Dogville, em 2003, Reencarnação em 2004 e A Pele em 2005. O sucesso não é mais garantido, e Kidman atua em muitas produções que fracassam nas bilheterias (Mulheres Perfeitas, em 2004, e A Bússola de Ouro em 2007) e com os críticos (Austrália em 2008). Mesmo assim, quando a popularidade andava um pouco em baixa, a atriz conquistou outra indicação ao Oscar por Reencontrando a Felicidade (2010), no qual interpreta uma mãe em luto.

    Filmes recentes

    Mesmo assim, sem grandes sucessos populares no currículo há mais de dez anos (exceto por uma pequena aparição em Esposa de Mentirinha, 2011), a atriz manteve-se fiel à ideia de investir em filmes exigentes e arriscados. 2012 foi marcado pelos filmes independentes: Segredos de Sangue, do sul-coreano Park Chan-wook, Obsessão, de Lee Daniels e o telefilme biográfico Hemingway & Martha. Mas 2013 traz Kidman de volta ás produções mais populares, como a biografia Grace of Monaco e o drama de guerra The Railway Man.

    facebook Tweet
    Back to Top