Minha conta
    Angelina Jolie passa por mastectomia dupla para prevenir câncer de mama

    Atriz casada com Brad Pitt descreve em artigo como foi a operação e a decisão de se submeter a esta.

    por Lucas Salgado

    Um artigo do The New York Times pegou o mundo de surpresa nesta terça-feira, 14 de maio. No texto, a atriz e diretora Angelina Jolie revela que se submeteu a uma dupla mastectomia dupla como medida preventiva para reduzir a possibilidade de desenvolver um câncer de mama.

    Jolie, no artigo intitulado "Minha escolha médica" (leia aqui, em inglês), lembra a luta de sua mãe contra o câncer e seu falecimento aos 56 anos de idade. Assim, a doença sempre esteve presente em sua mente, fazendo com que realizasse alguns exames preventivos. Em um deles, descobriu possuir um "gene falho" conhecido como BRCA1, que aumenta as chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.

    "Meus médicos estimaram que eu tinha 87% de risco de ter um câncer de mama e 50% de ter um câncer de ovário. (...) Uma vez que soube que esta era minha realidade, decidi ser proativa e minimizar as chances o máximo possível. Tomei a decisão de fazer uma dupla mastectomia preventive. Comecei pelos seios, uma vez que a possibilidade do câncer de mama é maior que a do ovário, e a cirurgia também é mais complexa", destacou a atriz.

    Ela concluiu a mastectomia no final de abril, após três meses de procedimentos, tendo conseguido manter sua privacidade neste período. Durante as cirurgias, contou com o total apoio da família: "Tenho a sorte de ter um parceiro, Brad Pitt, que me ama e apoia tanto. Então, para qualquer um que tenha uma esposa ou namorada passando por isso, saiba que você é parte importante nesta transição."

    Como fica clara na última frase, Angelina Jolie aproveitou sua experiência para tentar ajudar outras mulheres que passam por situação parecida. "Quis escrever isso para dizer à outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas é uma decisão que estou muito feliz de ter tomado. (...) Posso dizer para minhas crianças que elas não precisam ter medo de me perder para um câncer de mama.", destacou.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top