por Francisco Russo
2015 promete ser um ano de fortes emoções para a Walt Disney Pictures, já que o estúdio pretende lançar Os Vingadores 2, Star Wars: Episódio VII e Piratas do Caribe 5. Enquanto os dois primeiros são desenvolvidos pela Marvel e a Lucasfilm, respectivamente, a série Piratas do Caribe é responsabilidade do produtor Jerry Bruckheimer. Prestes a lançar O Cavaleiro Solitário, que chegará aos cinemas brasileiros em 12 de julho, o produtor já está às voltas com uma pequena lista de diretores que podem assumir a nova aventura do capitão Jack Sparrow.
Entre os cotados, o nome mais conhecido é o de Rupert Sanders, que comandou Branca de Neve e o Caçador e se envolveu em uma grande polêmica devido ao caso que teve com Kristen Stewart durante as filmagens. Entretanto, quem surge mais forte na disputa é a dupla Joachim Rønning e Espen Sandberg, do ainda inédito nos cinemas brasileiros Expedição Kon Tiki. Fredrik Bond (The Necessary Death of Charlie Countryman) também está na disputa.
Quem estranha a ausência de diretores mais conhecidos na lista de candidatos deve levar em conta que a Disney gastará bastante para trazer Johnny Depp de volta ao personagem. Rumores apontam que o astro receberia em torno de US$ 50 milhões mais participação nos lucros, algo parecido com o salário de Robert Downey Jr. em Os Vingadores.
A intenção da Disney é que as filmagens de Piratas do Caribe 5 comecem no final deste ano ou no início do próximo, visando um lançamento comercial em julho de 2015. Até o momento não há informações se Penélope Cruz e Geoffrey Rush, que estrelaram Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas, estarão de volta no novo filme.