por Roberto Cunha
Programado para acontecer entre os dias 16 e 23 de abril, começa amanhã a 15ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, com o espírito de levar o cinema do Brasil para o público francês e, claro, divulgar a nossa "marca" no exterior. Neste ano, o evento retorna para o tradicional cinema LArlequin e vai homenagear o cineasta Cacá Diegues, exibindo 10 filmes.
A abertura do evento vai contar com a presença do diretor Breno Silveira apresentando Gonzaga - de Pai para Filho e, ao todo, serão sete títulos na Mostra Competitiva decidida pelo Voto Popular. Entre eles, estão os recentes A Busca, Colegas e Juan e a Bailarina, dirigido por Raphael Aguinaga, que conversou há poucos dias com o AdoroCinema. O cineasta Kleber Mendonça Filho estará lá com o premiado O Som Ao Redor e Juliana Reis também leva o seu longa Disparos.
Fora da competição, estão previstos dois lançamentos mundiais: Histórias de Arcanjo, de Bruno Quintella e Guilherme Azevedo, sobre trajetória do jornalista Tim Lopes, assassinado em 2002, e Viramundo, longa de Pierre-Yves Borgeaud, que acompanha uma turnê internacional de Gilberto Gil.
O retorno para o LArlequin foi muito comemorado pela realizadora Katia Adler, que também faz o Brazil Film Festival (Toronto) e o Festival du Film Brésilien de Montreal, em Montreal: "É realmente uma enorme emoção voltar para a sala onde tivemos a honra de receber personalidades do cinema brasileiro. Em Paris, o LArlequin é o nosso Odeon, templo do cinema independente".
A programação prevê ainda as exibições de Tainá - A Origem e o premiado O Palhaço, enquanto o documentário Hélio Oiticica, dirigido por Cesar Oiticica Filho, será o filme de encerramento. Para maiores informações, visite o site oficial do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Abaixo, você tem a lista dos filmes programados:
MOSTRA COMPETITIVA
A Floresta de Jonathas - Sérgio Andrade
Era uma vez eu, Verônica - Marcelo Gomes
Disparos - Juliana Reis
O Som ao Redor - Kleber Mendonça Filho
Juan e a Bailarina - Raphael Aguinaga
DOCUMENTÁRIOS
Repare Bem - Maria de Medeiros
As Hiper Mulheres - Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Margaret Mee e a Flor da Lua - Malu de Martino
Tropicália - Marcelo Machado
MOSTRA CACÁ DIEGUES