por Roberto Cunha
As estreias que antecedem a cerimônia do Oscar costumam contar sempre com a presença de títulos que estão na corrida pela cobiçada estatueta dourada. Com o Oscar 2013 não está sendo diferente. Além da chegada de duas produções comerciais, um filme nacional, e a reestreia em circuito limitado de um documentário, os cinemas brasileiros recebem dois filmes na categoria "indicados".
João e Maria - Caçadores de Bruxas (Paramount) é o principal lançamento da semana e chega com o fôlego de 503 salas, 376 delas para quem quiser ver a aventura com Jeremy Renner e Gemma Arterton em 3D. Com menos disposição em salas (180), mas ainda disposto a conquistar o público, Nicolas Cage estreia com o longa de ação O Resgate. Dirigido por Steven Spielberg, o drama biográfico Lincoln (Fox) é o líder em indicações ao Oscar deste ano (12 categorias) e chega em 151 salas. Mais atrás em termos de indicações (três) e número de salas (58), vem O Mestre (Paris), drama com Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman.
Da safra nacional, o diretor Paulo Caldas apresenta o seu País do Desejo (California) em nove salas, sendo duas em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro e três em Recife. E reestreando somente em uma sala de São Paulo, a Zeta Filmes chega com o documentário A Caverna dos Sonhos Perdidos.
JOÃO E MARIA - CAÇADORES DE BRUXAS
"É perfeitamente seguro seguir essa trilha que não é de migalhas de pão e sim de robustos pedaços de curtição" Roberto Cunha (Leia a crítica completa / Acesse a crítica da imprensa nacional e internacional)
O RESGATE
"O roteiro não deixa dúvidas de que foi montado para tudo funcionar como um "relógio" e deu certo" Roberto Cunha (Leia a crítica completa / Acesse a crítica da imprensa nacional e internacional)
LINCOLN
"Daniel Day-Lewis tem mais uma atuação assombrosa na carreira, nos lembrando porque já possui duas estatuetas do Oscar" - Lucas Salgado (Leia a critica completa / Acesse a crítica da imprensa nacional e internacional)
O MESTRE
"Alguém vai lamentar que um filme tão grandioso, tão complexo, tão perturbador, não tenha sido recompensado com nenhum grande prêmio" Bruno Carmelo (Leia a crítica completa / Acesse a crítica da imprensa nacional e internacional)
PAÍS DO DESEJO
"Fica a impressão de que poderia ser bem melhor do que realmente foi" Lucas Salgado (Leia a crítica completa) / Acesse a crítica da imprensa nacional e internacional)
A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS
"Abre uma nova possibilidade para o 3D: a de permitir a imersão do espectador em ambientes inacessíveis" - Francisco Russo (Leia a crítica completa) / crítica da imprensa nacional e internacional
fica a impressão de que País do Desejo deixa a impressão de que poderia ser bem melhor do que realmente foi,