por Roberto Cunha
O ano de 2012 foi pra lá de especial para os alunos da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Afinal, o Cinema para Todos realizou mais de 35 sessões especiais, que contaram com a presença de realizadores e atores. Foi assim, por exemplo, nas sete sessões de À Beira do Caminho e Gonzaga - De Pai pra Filho, prestigiadas pelo diretor Breno Silveira, que não escondeu sua surpresa e emoção diante da receptividade do público.
Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, pode se programar porque a festa vai continuar 2013 adentro, uma vez que foi criado um plantão especial para atender os alunos durante as férias escolares.
O programa é uma iniciativa do Governo do estado, reunindo as Secretarias de Cultura e de Educação, órgãos que certamente comemoram a superação, no final de dezembro, da marca de um milhão de vale-ingressos utilizados ao longo de suas três edições. Ao todo, foram 192 filmes nacionais exibidos para alunos de mil escolas da rede estadual e mais de dois mil educadores.
Com a prorrogação do prazo de validade do vale-ingresso estendida até 30 de abril de 2013 e ainda o Plantão de Férias, cerca de 64 escolas irão distribuir mais vales com o objetivo de garantir a diversão da turma matriculada durante este período de descanso. Entre os filmes da programação estão titulos como Os Penetras, De Pernas pro Ar 2 e Tainá - A Origem, ainda inédito, entre outros.
Além das sessões pedagógicas, reunindo cerca de 1.200 educadores, entre diretores, coordenadores e professores das escolas da rede estadual de ensino, também tiveram destaque em 2012 as oficinas de videointeratividade, que somaram 73 vídeos, entre curtas e documentários, realizados por mais de 500 alunos. Uma outra novidade foi a criação de um Circuito de Cineclubes, que passa a vigorar agora em 2013, em 30 escolas, sendo 23 delas localizadas em municípios sem salas de cinema.
Para maiores informações, visite o site Cinema para Todos.