por Francisco Russo
Após nove anos de espera, a Terra-Média está de volta aos cinemas com O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. O longa-metragem é mais uma vez dirigido por Peter Jackson, responsável também pelos demais filmes da nova trilogia: O Hobbit: A Desolação de Smaug e O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez. Entretanto, ao mesmo tempo em que trabalha nos novos longas baseados no universo criado pelo autor J.R.R. Tolkien, Jackson não descarta voltar à trilogia O Senhor dos Anéis. Como? Relançando-as em formato 3D.
O diretor foi entrevistado recentemente pelo site Collider e falou sobre o tema. Apesar de não confirmar o lançamento, Jackson revelou que não é contrário à ideia.
"Relançar O Senhor dos Anéis em 3D não é uma questão que eu possa resolver, já que é um assunto do estúdio e ele teria que pagar por isto, pois a conversão é cara. Ficaria feliz em fazer parte deste projeto, caso seja levado adiante. Trata-se de uma questão de mercado, creio que a ideia de pegar filmes antigos e convertê-los para o 3D ainda é algo que os estúdios estão inseguros. Sei que James Cameron fez isto com Titanic e teve bastante sucesso, mas George Lucas fez o mesmo com Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma e não teve tanto retorno financeiro assim. Acredito que quando o 3D se estabelecer na casa das pessoas e o custo da conversão baixar esta ideia pode ser desenvolvida, mas por enquanto não há qualquer planejamento neste sentido."
Vale lembrar que, em 2013, seis sucessos do passado serão relançados nos cinemas, agora em formato 3D: Monstros S.A. (8 de fevereiro), Top Gun - Ases Indomáveis (8 de fevereiro nos Estados Unidos, sem data no Brasil), Jurassic Park (30 de agosto), Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (20 de setembro), Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (4 de outubro) e A Pequena Sereia (11 de outubro).
LEIA MAIS:
Crítica - O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
20 coisas que você precisa saber sobre O Hobbit