por João Vitor Figueira
Robert Redford é mesmo uma personalidade multifacetada. Famoso pela fama de galã nas décadas de 1960 e 70, o ator também é conhecido por acumular as funções de diretor, produtor, ativista ecológico e patrono do cinema independente. A última alcunha citada se deve ao fato de Redford ter sido o criador do maior festival americano de cinema independente, o Sundance Film Festival. Ele emprestará um pouco de seu prestígio ao evento RioContentMarket, que será realizado na capital fluminense entre os dias 20 e 22 de fevereiro. O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPIT).
O evento é voltado para produtores de audiovisual, executivos e disribuidores de conteúdo. O objetivo é discutir novas alternativas para negócios ligados à industria de televisão, mídias digitais e conteúdos multiplataforma. A inscrições podem ser feitas no site do evento.
Próximos projetos de Redford nas telonas
Voltando aos projetos na sétima arte, o cineasta de 76 anos assina a direção e protagoniza o suspense Sem Proteção, com estreia no Brasil prevista para março de 2013. Ele interpreta um ativista de direitos civis que tem um segredo revelado em um jornal e passa a fugir para limpar seu nome. O longa conta com presenças de peso no elenco, como Shia LaBeouf, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Anna Kendrick, Nick Nolte e Terrence Howard, que falou sobre a produção em entrevista exclusiva com o AdoroCinema durante o Festival do Rio 2012 (vídeo abaixo). Redford também irá interpretar um navegante perdido no mar que luta para sobreviver no filme All Is Lost, dirigido por J. C. Chandor e ainda sem data estreia nos cinemas brasileiros.
Sem Proteção