por Roberto Cunha
A tarde da última quarta-feira, 24, foi muito especial para os fãs da saga Crepúsculo. Na verdade, foi inesquecível para os apaixonados pelo personagem Jacob Black, que tiveram a chance de encontrar com o ator Taylor Lautner. O evento fechado aconteceu no hotel Fasano, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 80 fãs, a maioria meninas, enlouquecidas com a realização de um sonho.
Após uma uma série de entrevistas restritas a pequenos grupos de jornalistas (o AdoroCinema estava lá) e gravar programas para a TV, a primeira surpresa veio acompanhada da gritaria porque ele foi lá fora para tirar fotos com a galera que se aglomerava na porta do hotel. Histeria que você pode ver, parcialmente, nas fotos mais abaixo.
Enquanto isso, lá dentro uma dupla tensão tomava conta do ambiente. De um lado, os realizadores extremamente preocupados com o comportamento, pedindo respeito às regras, coisa e tal. Do outro, um grupo coeso no sentimento e que só queriam saber de ver ele logo, ali, ao vivo e a cores. Uma coisa é certa: mesmo não sendo fã da série, a emoção delas contagia. E o momento chegou.
Uma pequena parte das perguntas foi realizada pelo mediador. A maioria foi feita por elas, cujo nomes não foram citados porque algumas esqueceram dizer antes da pergunta. Mas teve um moleque (talvez, o único), de 12 anos, que roubou a cena e já chegou falando que ia fazer duas perguntas. Não foram as primeiras, mas vou abrir com elas:
Você teve que treinar muito para fazer as cenas usando o Le Parkour?
"Sim. Fizemos muito treinamento. Já teve umas coisas assim no Lua Nova, quando pulo na árvore, saio pela janela ... Mas eu preciso ser honesto com você(s), tenho cabos presos no meu corpo. Não é totalmente real, mas ainda assim envolve muito trabalho e é divertido."
Você espera que seus outros filmes tenham grande bilheterias como esse?
"Uau. Que garoto esperto!", disse o ator, acompanhado dos risos da plateia. Lautner reforçou o fato, mas mostrou lucidez ao dizer que não pode esperar por isso em tudo que fizer. "Essa é a franquia. Nenhum filme tem fãs como vocês", seguido de suspiros da plateia. "É seguir em frente, fazer outros filmes, deixar acontecer, sabendo que vai ser difícil isso acontecer novamente. É o que eu faço. Vamos ver!"
Quando você começou a trabalhar como ator, pensava que iria fazer tanto sucesso assim?
Num tom brincalhão e enfático soltou um "não". A plateia correpondeu com risos e ouviu ele dizer que não imaginava um dia estar ali sentado, que seria Jacob Black ou algo perto disso. "Me considero sortudo. Eu passei os últimos anos da minha vida encontrando pessoas como vocês. Vocês são a razão de eu estar aqui e realmente sou muito grato." Diante de tal declaração, muitas palmas e gritos de "Eu amo você!".
Como é olhar para o passado e ver ponto que chegou, com milhares de pessoas te amando desse jeito?
"É mesmo dificil de entender. Como eu disse, tive sorte e olhando para trás, essa jornada incrível ... ainda é difícil de acreditar", tendo que provar para si mesmo que não está sonhando.
Vocês e a Renesmee se casam?
Ao ouvir a pergunta, todos riram na sala. Brincando, ele disse "Não ainda" e lembrou que ela cresce até os 12 anos. Contou que conversou com a autora dos livros sobre o imprinting (termo da saga que poderia ser traduzido como "amor a primeira vista") e que ela explicou que em Amanhecer - Parte 2 é uma coisa mais "de irmão para irmã", de proteção e cuidados. Mas para os mais atentos, ele deixou uma porta aberta ao dizer que "no futuro pode acontecer".
Por que você resolveu ser ator?
Após um "Hãããã" lento, providencial para pensar (seguido de risos da plateia) veio a resposta: "Eu amo filmes, todos os tipos, gosto de assistir", disse ele, lembrando que aos 10 anos pensou em como deveria ser legal ser alguém totalmente diferente de você mesmo. "Acho que isso me atraiu e agora é mais do que eu poderia imaginar. Eu não pensava que iria fazer um personagem tão legal como o Jacob Black, trabalhar com pessoas tão legais. É irreal".
Você consideraria fazer o Jacob Black fora da saga, em um spin-off?
"Qualquer coisa que envolve a franquia, que vem da mente de Stephenie Meyer ou com Jacob Black eu consideraria. Amo o personagem e está sendo difícil dizer adeus. Foi uma experiencia incrível."
Fiz quinze anos hoje. Eu te amo! ("Te amo também!", disse ele, seguido de gritos dela e da plateia) Conte um momento super divertido que você vivenciou com Robert Pattinson e Kristen Stewart durante as filmagens
Ele repetiu o fim da pergunta, deu uma bufada (para ganhar tempo) e fez todos rirem com o gesto. Para elas, tudo era festa. Lautner contou que os dois são muito engraçados e especiais, que são os amigos mais próximos e que os ama. Disse que faziam piadas sempre e que achava curioso se darem tão bem na vida real e terem que "se odiar" na ficção. Completando sobre as brincadeiras com Pattinson lembrou: "Ele me provocava, dizendo que eu estava "pegando" a filha dele", numa alusão ao tal "imprinting" que rolou com a filha do casal Edward e Bella.
Como foi a seletiva para o papel do Jacob?
O jovem ator contou que fez teste para a diretora Catherine Hardwicke e depois fez mais um outro. Ele disse que teve que trabalhar muito entre Crepúsculo e Lua Nova por causa das mudanças do personagem. De "um garoto de magro de 16 anos para um Jacob forte", finalizou.
Depois de Amanhecer - Parte 2, gostaríamos muito de continuar vendo você. Qual são seus novos projetos?
Falou da pequena participação que fez na comédia Gente Grande 2, de Adam Sandler, e que deve começar a rodar um novo projeto no ano que vem. O filme se chamará Tracers e terá muito Parkour, olhando para o pequeno jovem que havia perguntado antes sobre o uso do esporte nos filmes da saga.
Você sempre quis ser ator? Como você lida com a sua privacidade?
"Existem as coisas boas e as ruins. O lado privado é diferente. Eu tento administrar para poder fazer as coisas que eu quero fazer. Eu vou ao cinema. Eu não fico em casa trancado não fazendo nada". O pessoal riu mais uma vez e ele completou falando que entre as coisas boas que vem com esse trabalho eram momentos como esse. Mais suspiros da plateia.
Você vai muito ao cinema?
"Já fiquei um tempo sem ir, mas começei novamente. Nada é melhor do que ver no cinema". E revelou (atenção fãs que não estavam lá!) seu macete para driblar a fama: "Eu vou na primeira sessão de terça-feira, nunca na sexta-feira".
Já deu um fugida pelo Rio, experimentou a comida, viu pontos turisticos, o que mais gostou?
Ele explicou que chegou na madrugada anterior, não tinha tempo de fazer nada, que viu a praia (linda) da janela, mas tudo muito rápido. "Eu preciso voltar para tirar umas férias, não para trabalhar", declaração devidamente acompanhada da vibração da galera e vários "Eu te amo!", seguidos do agradecimento dele.
Os quatro anos significaram muito para os fãs e para você. Resuma em uma palavra o que Crepúsculo representa.
Mostrando uma dificuldade inicial de encontrar a resposta exata, ele solta um "Tudo!", seguido do suspiro apaixonado de todas.
Queria saber se você tem namorada? (menina de apenas 10 anos)
"Boa pergunta. Hããã ... não. (gritos e mais gritos). Eu sou muito jovem. (risos de todos) É uma boa pergunta para uma criança de 10 anos". (mais risos)
Como você conseguiu fazer o primeiro filme? Seu pais te ajudaram?
Ele falou que tinha 12 anos e que eles ajudaram e sempre o apoiaram, até hoje. "Eu tinha só 12 anos e estava fazendo um super-herói. Shark boy foi um sonho. Muito divertido".
Uma menina de apenas 11 anos soltou a seguinte pérola: Não espere uma boa pergunta porque eu só queria falar com você" (risadas geral) Quando você atua se inspira em alguém?
Depois de elogiar a pergunta e obter mais risos, revelou que existem vários tipos de inspiração. "Pode ser de atores que eu gosto de seus filmes. Eu tento aprender com eles e tento aprender com os diretores com quem trabalho ou com quem estou fazendo os filmes."
Oi Taylor. O que o Jacob tem a ver com você? Tem algo que você se identifica?
"Jacob é um cara fantástico. O que mais gosto é a sua lealdade. Ele é leal a Bella, aos lobos e a todos. A outra coisa é a persistência. Ele sabe o que quer e luta por isso."
O que nós fãs brasileiros significamos para você?
"Mais uma vez. A coisa mais louca que aprendemos é que nossos fãs ao redor do mundo são apaixonados e continuam nos surpreendendo. Viajamos por cinco anos, vendo fãs ... Estar aqui e ver vocês, ver a paixão nos rostos e na voz. É irreal. Eu não estaria sentado aqui se não fossem vocês."
Hora da última pergunta. Momento de tristeza e vários lamentos em coro, mas era o combinado.
Tenho 16 anos, sou apaixonada por você desde "Sharkboy" ... Queria saber se viu o (último) filme e o que poderia contar para nós?
(Rindo) "Se eu contar a surpresa não vai ser uma surpresa" ... (risos de todas). Sim. Eu vi o filmes várias vezes. É fantástico, grande, é o melhor de todos. Bem legal para o pessoal que gosta de ação e para vocês que procuram romance. É o último filme da franquia, importante para fechar a história. É muito emocionante".
Fim de papo. O mediador encerra, agradece ao jovem astro, a plateia aplaude ... mas eis que Taylor Lautner diz: "Vamos tirar algumas fotos?". Gritaria geral pra fechar com chave de ouro. Veja uma parte das fotos abaixo. As muitas outras, com mais felizardas e registros desse dia especial, serão publicadas neste sábado, 27. Espalhe paras as amigas e amigos! Compartilhe. ;)
As duas meninas do Foforks (a esquerda), site da meninada especializado na saga Crepúsculo.