por João Vitor Figueira
Há alguns meses o AdoroCinema noticiou que James Cameron estava pensando em abandonar o cinema ficcional. Ele chegou a se explicar dizendo: "eu entendo que isso possa parecer um pouco limitado, mas o fato é que com Avatar eu consigo dizer tudo o que quero sobre o mundo". Entretanto, Cameron acaba de mudar de ideia. O cineasta comprou os direitos de adaptação do romance "The Informationist", da autora americana Taylor Stevens e, segundo informações do site The Hollywood Reporter, deverá começar a trabalhar no novo projeto depois de rodar Avatar 2 e 3. As novas aventuras em Pandora ainda estão em fase de pré-produção.
O livro lançado em 2011 figurou por muito tempo na lista dos mais vendidos no jornal The New York Times. A "informacionista" que dá nome à obra é Vanessa Munroe, personagem descrita pelo produtor Jon Landau como um "misto de Lisbeth Salander (da série Millennium) e Jason Bourne". Ela é uma espécie de negociadora de informações valiosas que trabalha para empresas, chefes de estado, clientes privados ou qualquer um que possa pagar por seus serviços. Munroe nasceu e foi criada na África Central, tendo convivido desde cedo com traficantes e mercenários. Após se mudar para os Estados Unidos e recomeçar a vida, ela se vê de volta a seu continente de origem quando um bilionário a contrata para investigar o desaparecimento de sua filha.
Vanessa Munroe remete a outras mulheres fortes e destemidas da filmografia de Cameron, como Sarah Connor de O Exterminador do Futuro 2 e Ellen Ripley de Aliens, O Resgate. O diretor canadense afirmou que a nova heroína é "intrigante e atraente, com uma mente ágil e sede de aventura". "The Innocent", segundo livro sobre a personagem foi lançado recentemente, o que possibilita a criação de uma nova franquia no currículo do realizador.
A Lightstorm Entertainment, empresa de Cameron e seu sócio Jon Landau, deverá produzir o filme com a 20th Century Fox. Ainda não se sabe se o filme estreará nesta década, tendo em vista que Avatar 3 pode ser lançado num distante ano de 2018.