por Bruno Carmelo
Sam Mendes e Daniel Craig durante as filmagens de 007 - Operação Skyfall
No início, a escolha de Sam Mendes para dirigir um blockbuster do nível de 007 - Operação Skyfall foi uma surpresa, já que o cineasta tinha no currículo produções pouco comerciais, como Beleza Americana. No entanto, julgando pelas críticas excelentes que o filme tem recebido, parece que ele foi uma boa opção. Em entrevista ao site The Playlist, o diretor falou de maneira bastante sincera sobre sua participação na saga:
"Eu nunca tive muito interesse em dirigir um filme da franquia, eu nem tinha visto a maioria dos filmes com Pierce Brosnan [...] Mas quando o Daniel Craig foi escolhido, eu tive interesse, porque Daniel é um amigo, e eu já tinha trabalhado com ele. Quando vi o resultado, fiquei bastante surpreso, e comecei a gostar mais da saga. Eu fiquei decepcionado com 007 - Quantum of Solace, apesar de ter coisas interessantes nele. Mas depois encontrei Daniel, ele me perguntou se eu tinha interesse em dirigir, e respondi que sim, muito rapidamente."
O diretor também disse que não tem problemas em fazer filmes para o grande público, porque outros cineastas já fizeram produções comerciais de qualidade. Seu exemplo maior é Christopher Nolan:
"O que Nolan conquistou, principalmente com o segundo filme, Batman - O Cavaleiro das Trevas, foi algo excepcional, uma mudança para todo mundo. [...] Nolan provou que você pode fazer um filme emocionante e divertido, e ainda dizer muito sobre o mundo em que vivemos. No caso de O Cavaleiro das Trevas, este era o mundo após os ataques de 9/11, um mundo repleto de medo, e abordar nossos medos é algo corajoso e muito interessante. Este filme me deu a coragem de levar a franquia James Bond para direções que, sem O Cavaleiro das Trevas, eu não seria capaz de propor."
O que acha? Pronto para ver em 007 - Operação Skyfall uma versão sombria do mundo em que vivemos? A produção estreia dia 26 de outubro de 2012 nos cinemas.