por Lucas Salgado
A holandesa Sylvia Kristel faleceu na noite desta quarta-feira, 17 de outubro, aos 60 anos. Conhecida pelo papel principal de Emmanuelle (1974), a atriz lutava há dez anos contra um câncer na garganta e chegou a ser internada no último mês de julho em um hospital de Amsterdã, depois de sofrer um derrame cerebral.
A morte foi confirmada por Marieke Verharen, agente que representava a atriz. "Ela faleceu durante a noite, durante seu sono", afirmou.
Emmanuelle foi inspirado no romance de Marayat Bibidh Andriane e faturou mais de US$ 100 milhões em todo mundo, mudando a forma com que o sexo passou a ser tratado pelo cinema. Kristel atuou em outros longas da franquia, mas não ficou presa a apenas esta personagem. Participou de quase 60 produções, com destaque para René la Canne, com Gérard Depardieu, e Alice ou a Última Fuga, de Claude Chabrol.
O último trabalho de Sylvia Kristel foi em Le Ragazze Dello Swing, filme italiano realizado para a TV em 2010. No mesmo ano, atuou no drama Two Sunny Days. Em 2004, estreou na direção com o curta Topor et moi e, recentemente, se mostrou interessada em trabalhar como produtora, algo que acabou não acontecendo.