por Bruno Carmelo
Os fãs de musicais já devem saber que a maioria das produções do gênero conta com as vozes pré-gravadas em estúdio, e depois melhoradas com ajudas de programas de computador. Na hora de filmar, os atores dublam a si mesmos. Mesmo a talentosa Renée Zellweger, na época do sucesso Chicago, admitiu que seria incapaz de cantar ao vivo.
Por isso, é uma surpresa que uma produção tão grande quando Os Miseráveis, adaptação do romance de Victor Hugo e do musical da Broadway, dirigido por Tom Hooper (O Discurso do Rei), trabalhe com os atores cantando ao vivo, durante as filmagens. Felizmente, ele reuniu um elenco que não tem problemas para soltar a voz: Anne Hathaway, Hugh Jackman, Amanda Seyfried e Russell Crowe têm excelentes dotes vocais.
No making of abaixo, eles falam sobre a dificuldade, mas principalmente as vantagens de se cantar ao vivo, já que a atuação pode ser ajustada aos poucos de acordo com as indicações do diretor, o que é impossível caso a voz seja gravada previamente em estúdio. De quebra, dá para ver Hugh Jackman improvisar duas versões diferentes da mesma canção especialmente para o making of, sem um pingo de dificuldade. Haja talento!
Os Miseráveis