por Francisco Russo
O Festival de Berlim, um dos mais tradicionais e importantes eventos relacionados ao cinema, teve anunciado o presidente do júri da sua próxima edição. O contemplado foi o diretor chinês Wong Kar-Wai.
"Wong Kar-Wai é um dos cineastas mais celebrados da nossa época. Sua assinatura e poesia em seus trabalhos têm fascinado a todos nós. Ele ser o presidente do júri é um sonho se tornando realidade", declarou o diretor do festival Dieter Kosslick. "Desde os anos 1980, a Berlinale se tornou plataforma de lançamento do cinema chinês contemporâneo, o que é outra razão para que estejamos honrados por Wong Kar Wai ser o presidente do júri em 2013".
Ao longo da carreira, Wong Kar-Wai esteve presente em vários festivais, apesar desta ser a primeira vez em que ocupa o cargo de presidente do júri. Vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes por Felizes Juntos, ele tem no currículo filmes aclamados pela crítica especializada, como Amor à Flor da Pele e 2046 - Os Segredos do Amor. Seu último filme lançado foi Um Beijo Roubado, estrelado por Jude Law e Norah Jones.
A próxima edição do Festival de Berlim acontecerá entre 7 e 17 de fevereiro de 2013. Até o momento não foram divulgados quais serão os filmes exibidos no evento.