por Lucas Salgado
A diretora e roteirista Nora Ephron faleceu aos 71 anos, nesta terça-feira, 26 de junho. Ela sofria de câncer há alguns anos e acabou não resistindo. Uma amiga de Ephron publicou na rede social Twitter uma mensagem de despedida antes mesmo que a morte fosse declarada, o que gerou uma série de notícias desconcertadas pela internet. Horas mais tarde, no entanto, o falecimento foi confirmado.
Após atuar como jornalista na década de 60, Nora começou sua trajetória em Hollywood nos anos 70, trabalhando principalmente na televisão. Em 1989, teve sua grande oportunidade ao escrever o roteiro de Harry e Sally - Feitos um para o Outro, clássico das comédias românticas dirigido por Rob Reiner.
Não demorou a assumir a cadeira de direção e em 93 já lançava seu primeiro grande sucesso: Sintonia de Amor. Estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan, o longa recebeu duas indicações ao Oscar e faturou US$ 227 milhões em todo mundo. Realizou ainda Um Dia de Louco (1994) e Michael - Anjo e Sedutor (1996), mas foi com Mensagem Para Você (1998) que voltou a conquistar o público, contando mais uma vez com a ajuda de Hanks e Ryan.
Em 2005, dirigiu seu longa mais questionado, A Feiticeira. Pouco depois, no entanto, voltou a se destacar com Julie & Julia (2009), estrelado por Meryl Streep e Amy Adams.