por Francisco Russo
O cinema argentino está em alta, tendo recebido nos últimos anos premiações no Oscar (O Segredo dos Seus Olhos) e também em festivais importantes, como o de Berlim (O Abraço Partido). No circuito de arte brasileiro nossos hermanos também têm se destacado, com filmes do porte de Um Conto Chinês e Abutres. Agora, para comemorar os 15 anos de atividade no Brasil, o grupo Cinemark decidiu promover o I Festival de Cinema Argentino, que tem início hoje no Rio de Janeiro.
O evento acontecerá entre os dias 22 e 28 de junho, com duas sessões ao dia sempre no Cinemark Downtown. Ao todo cinco filmes integram a programação, todos inéditos no circuito comercial brasileiro: Juntos para Sempre, de Pablo Solarz; El Dedo, de Sergio Teubal; Los Marzianos, de Ana Katz; Las Acacias, de Pablo Giorgelli; e Verdades Verdaderas, la Vida de Estela, de Nicolás Gil Lavedra.
Juntos para Sempre é um dos filmes exibidos no I Festival de Cinema Argentino
Do quinteto o grande destaque é Las Acacias, premiado com a Câmera do Ouro no Festival de Cannes 2011. Após a passagem pelo Rio de Janeiro, o festival ainda acontecerá em Florianópolis, entre 10 e 16 de agosto, e em Porto Alegre, de 24 a 30 de agosto.
Logo abaixo você confere a programação completa do I Festival de Cinema Argentino.
Sexta, dia 22:
19h - Verdades Verdaderas, la Vida de Estela
21h - El Dedo
Sábado, dia 23:
19h - Los Marzianos
21h - Verdades Verdaderas, la Vida de Estela
Domingo, dia 24:
19h - Juntos para Sempre
21h - Las Acacias
Segunda, dia 25:
19h - El Dedo
21h - Verdades Verdaderas, la Vida de Estela
Terça, dia 26:
19h - Los Marzianos
21h - Juntos para Sempre
Quarta, dia 27:
19h - Juntos para Sempre
21h - Los Marzianos
Quinta, dia 28:
19h - Las Acacias
21h - El Dedo