por Bruno Carmelo
Se 2012 foi o ano das disputas pelo personagem da Branca de Neve, presente em Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador, 2013 pode ser o ano de uma personalidade muito diferente aparecendo mais de uma vez nas telas: Osama Bin Laden. Duas produções estão sendo feitas sobre a caça ao terrorista, e ambas disputam uma data de lançamento anterior à rival.
Zero Dark Thirty (à esquerda), ainda com título provisório, é a maior das duas produções, dirigida pela oscarizada Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror), e com um elenco de peso que inclui Jessica Chastain (Os Infratores) e Mark Strong (John Carter: Entre Dois Mundos). O filme contará a história de mais de dez anos de procura por Osama Bin Laden, entre as gestões de três presidentes, passando pelos militares, os governadores e os serviços de inteligência.
Um dos personagens centrais será uma agente da CIA (Chastain) que descobre os interlocutores do terrorista. O roteiro promete ser bastante crítico aos governantes, e já tem recebido ataques da ala conservadora antes mesmo de seu lançamento, ainda indefinido entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
Mas agora um projeto menor, mais patriótico e consensual, entra na disputa: Code Name: Geronimo - Killing Bin Laden (à direita). Com atores pouco conhecidos e o diretor John Stockwell (do terror Turistas) na direção, ele tenta ser concluído antes do primeiro filme, para conseguir uma data de lançamento ainda em dezembro de 2012. A história deste outro filme: os dez anos de busca de Bin Laden, vistos por uma agente da CIA (Kathleen Robertson). Notaram uma semelhança?
Resta saber se Osama Bin Laden é um argumento de marketing forte a ponto de levar o público aos cinemas não apenas uma vez, mas duas. Zero Dark Thirty já tem distribuição garantida no Brasil, pela Imagem Filmes, no primeiro semestre de 2013.