por Lucas Salgado
Notícia triste para os fãs de ficção científica: morreu aos 91 anos o escritor Ray Bradbury. Ele faleceu, em Los Angeles, na manhã desta quarta-feira, 6 de junho. A informação foi confirmada pela família e pelo biógrafo Sam Weller.
O autor, que também escreveu suspenses e histórias de terror, teve várias de suas obras adaptadas para as telonas, com destaque para Fahrenheit 451, dirigido por François Truffaut e Julie Christie. Em 1956, estreou como roteirista de cinema com Moby Dick, de John Huston.
Trabalhou por vários anos na TV, tendo escrito episódios para Além da Imaginação e Planeta Vermelho, isso sem falar na minissérie inspirada em sua obra As Crônicas Marcianas, protagonizada por Rock Hudson. Na década de 90, foi roteirista e narrador da animação The Hallowen Tree, pela qual ganhou um Emmy.
Ray Bradbury estará para sempre na memória dos apaixonados por ficção. Não é por outro motivo que teve uma cratera na lua nomeada em sua homenagem. "Tudo que você sonha é ficção e tudo que você conquista é ciência. Toda a história da humanidade nada mais é do que ficção científica", disse o autor em uma de suas frases mais famosas.