Minha conta
    O premiado filme chileno Violeta Foi Para o Céu estreia no Brasil

    Aguardado pelos fãs de Machuca (2004), o novo filme de Andrès Wood chega nas salas brasileiras trazendo na bagagem um bom desempenho em festivais.

    por Roberto Cunha

    Exibido recentemente na 22ª edição do Cine Ceará, onde foi bem acolhido pelo público e crítica, Violeta Foi Para o Céu chega ao circuito comercial neste fim de semana de feriadão, inicialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, seguindo posteriormente para outras capitais. O longa é o sexto da carreira do diretor Andrès Wood, chileno conhecido por aqui pelo filme Machuca (2004), que conquistou público cativo no circuito arte. Agora, a nova produção chega com fôlego e música para conquistar corações com a história da cantora e folclorista Violeta Parra, famosa e ao mesmo tempo com detalhes de vida que muitos ignoravam, como o suicídio. Sua popularidade no exterior pode ser medida pelos artistas de várias "praias" que já gravaram ou cantaram sua canções, indo de Joan Baez, Mercedes Sosa e Wynton Marsalis, por exemplo, até U2, Shakira e Alejandro Sanz.

    Percorrendo o circuito de festivais internacionais, Violeta Foi Para o Céu (2011) já recebeu Menção Especial no Festival de Miami deste ano, conquistou o Grande Prêmio do Júri no renomado Festival de Sundance, nos Estados Unidos, e foi o representante chileno na corrida pela indicação ao Oscar 2012 de Melhor Filme Estrangeiro. Co-produção entre Chile, Brasil e Argentina, o título teve como base o livro homônimo escrito por Ángel Parra, filho de Violeta, que foi (bem) interpretada pela atriz Francisca Gavilán (foto), ganhadora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Guadalajara 2012 e no Festival de Cine Iberoamericano de Huelva, em 2011, na Espanha. Abaixo, você pode assistir o trailer e também os depoimentos de músicos brasileiros, como Thiago Pethit e Tatá Aeroplano, que ressaltam a importância dela no universo artístico e musical.

    Violeta Foi Para o Céu

    facebook Tweet
    Back to Top