por Lucas Salgado
Um dos grandes nomes do cinema brasileiro, Nelson Pereira dos Santos quer abordar um período importante de nossa história em seu próximo projeto. O diretor quer contar a história de vida de Dom Pedro II.
Dom Pedro II foi o segundo e último Imperador do Brasil, posto que assumiu com apenas cinco anos após a abrupta abdicação do pai Dom Pedro I, em 1831. Tal situação gerou um dos períodos mais conturbados da história do país, que foi comandado por regências enquanto o jovem não alcançava a maior idade. Assumiu o cargo de chefe de Estado e de governo apenas em 1941, após uma manobra política que reduziu a maioridade para 14 anos. Governou até 1889, quando a república foi instituída no Brasil, e faleceu em 1891, após dois anos exilado na Europa.
Nelson Pereira dos Santos está no Festival de Cannes, onde foi exibido seu trabalho, o documentário A Música Segundo Tom Jobim. O cineasta também está procurando parceiros internacionais para o projeto. "Já temos o apoio da RAI, a televisão italiana, mas estamos tentando uma parceira com a França para o filme, que se baseia nos escritos do meu colega de Academia Brasileira de Letras José Murilo de Carvalho, ambientado em 15 de novembro de 1889", declarou em entrevista ao jornal O Globo.