por Francisco Russo, direto de Cannes
Aos 89 anos, Alain Resnais é um dos diretores mais velhos em atividade no cinema mundial. Ícone do cinema francês e responsável por O Ano Passado em Marienbad e Hiroshima, Mon Amour, o diretor voltou à Croisette neste ano para apresentar seu novo longa-metragem, Você Não Viu Nada Ainda, exibido nesta manhã para a imprensa.
O diretor Alain Resnais veio a Cannes para lançar "Você Não Viu Nada Ainda"
Já na primeira cena o longa-metragem traz uma proposta intrigante. Vários atores, interpretando eles mesmos, recebem uma ligação informando da morte de um autor teatral e pedindo que compareçam para a divulgação do testamento. O clima de mistério está criado e todos comparecem à suntuosa casa do falecido sem saber o que está por vir. Lá são surpreendidos com a exibição de um vídeo, onde o autor pede a todos que avaliem uma nova versão da peça teatral "Eurídice", por ele escrita e por todos interpretada em algum momento de suas carreiras.
Há na verdade dois filmes em Você Não Viu Nada Ainda. O primeiro, descrito logo acima e retomado na reta final, possui um certo clima de suspense e uma proposta bastante interessante, pelo uso do alter ego dos próprios atores como personagens. Entretanto, a partir da exibição do novo "Eurídice" o filme passa por uma transformação radical. Influenciados pela peça, os atores passam a reinterpretá-la por conta própria, na própria sala onde assistem o vídeo.
Se por um lado a reinterpretação é uma declaração de amor ao teatro, ressaltando sua força diante do aspecto emocional dos envolvidos, por outro ela torna o filme extremamente lento e arrastado, sensação ampliada ainda mais pela presença de quatro atos. Todos apresentados em detalhes, às vezes com a mesma cena reinterpretada por atores diferentes. Cansa. Para completar, a retomada da proposta inicial acaba eliminando por completo o mistério apresentado inicialmente.
Pierre Arditi, Sabine Azéma, Lambert Wilson e Anne Consigny: atores do filme também vêm a Cannes
Na coletiva realizada após a sessão, Alain Resnais ressaltou que o filme não se parece com nenhum outro de sua carreira. "Não penso em relação à carreira, sou uma espécie de faz tudo. Este filme não se parece com nenhum outro que fiz. Se tivesse pensado nele como um testamento nunca teria tido a audácia e a energia de fazê-lo", declarou o diretor.
Apesar de ainda não ter uma data de estreia definida no Brasil, Você Não Viu Nada Ainda já possui distribuidora nacional. Caberá a Imovision a tarefa de lançá-los nos cinemas nacionais. Logo abaixo você pode conferir um clipe do longa-metragem.
Você Não Viu Nada Ainda
Leia mais:
Diário de Cannes - A cobertura do AdoroCinema no festival