por Bruno Carmelo
Três filmes de Bergman: O Sétimo Selo, Quando Duas Mulheres Pecam e Morangos Silvestres
Começa hoje, dia 8 de maio, uma longa retrospectiva do diretor sueco Ingmar Bergman no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro). Até o dia 10 de junho, serão apresentados os principais filmes do diretor, além de curtas, documentários, títulos inéditos e palestras sobre a evolução de sua carreira.
Dono de um estilo único, Bergman é conhecido pela abordagem intimista em seus dramas, explorando com silêncios e imagens ininterruptas os conflitos internos de suas personagens, frequentemente mulheres. O cineasta, falecido em 2007, trabalhou no teatro e na televisão, mas ficou conhecido por seu extenso trabalho no cinema - foram quase 70 títulos feitos, entre curtas, longas para o cinema e para a televisão.
A mostra vai exibir seus clássicos, como O Sétimo Selo (1956), Morangos Silvestres (1957), Quando Duas Mulheres Pecam (1966) e Gritos e Sussurros (1972), além dos raros O Olho do Diabo e Rumo à Felicidade. Bergman foi um dos únicos diretores aclamados tanto em premiações comerciais (ele foi indicado a 9 Oscars) quanto no meio autoral, com passagens premiadas pelos festivais de Cannes, Berlim e Veneza.
Você pode encontrar mais informações no site do CCBB - RJ.