por Bruno Carmelo
Tem mais novidades do prestigioso festival de Cannes, que acontecerá no sul da França entre os dias 16 e 27 de maio. A boa surpresa para o cinema brasileiro é que o cineasta Carlos Diegues será o presidente do importante Camera d'Or, atribuído ao melhor filme de um diretor estreante exibido ao longo do festival, em todas as seleções. O Camera d'Or já foi entregue a filmes como Hunger e Eu, Você e Todos Nós, alavancando em seguida a carreira de seus jovens realizadores. Além do destaque dado a Cacá Diegues, o Brasil será o país de honra do festival, com exibições de Xica da Silva (1975), de Diegues, Ópera do Malandro (1986), de Ruy Guerra, e Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho.
Além desses clássicos brasileiros, a tradicional seleção Cannes Classic anunciou os filmes internacionais que serão exibidos este ano, incluindo alguns dos nomes e filmes mais prestigiosos da história do cinema:
- Era uma Vez na América de Sergio Leone
- Tubarão de Steven Spielberg
- Tess de Roman Polanski
- Lawrence da Arábia de David Lean
- Les Barbouzes de Georges Lautner
- The Ring de Alfred Hitchcock
- A Balada de Narayama de Keisuke Kinoshita
- Cléo das 5 às 7 de Agnès Varda
- Viagem pela Itália de Roberto Rossellini
- After the Curfew de Usmar Ismail
- Kalpana de Uday Shankar
- Runaway Train de Andrei Konchalovsky
- A Great Day in Harlem de Jean Bach
À esquerda: Diane Kruger, Ewan McGregor, Emmanuelle Devos e Alexander Payne.
Ao centro: Nanni Moretti. À direita: Jean-Paul Gaultier, Andrea Arnold, Raoul Peck e Hiam Abbass
Outra confirmação diz respeito ao júri oficial. Depois das especulações durante toda a semana, foram escolhidas as oito pessoas que ajudarão o presidente Nanni Moretti (Habemus Papam) a escolher os vencedores da edição 2012. Eles são: o ator britânico Ewan McGregor (Amor Impossível), a atriz francesa Emmanuelle Devos (Reis e Rainha), a atriz e diretora palestina Hiam Abbass (A Fonte das Mulheres), a diretora e roteirista britânica Andrea Arnold (Fish Tank), a atriz alemã Diane Kruger (Bastardos Inglórios), o diretor, roteirista e produtor americano Alexander Payne (Os Descendentes), o estilista francês Jean-Paul Gaultier e o diretor haitiano Raoul Peck (Sometimes in April).
Leia mais:
Cannes 2012: Quatro filmes brasileiros nas mostras paralelas
Festival de Cannes anuncia filmes na disputa pela Palma de Ouro