por Bruno Carmelo
A refilmagem americana do filme sul-coreano Old Boy está difícil de sair do papel. Depois de longas negociações para adquirir os direitos desta história, o diretor Spike Lee está com dificuldades em definir seu elenco principal. Nesta história, um homem é sequestrado durante quinze anos, sem saber o porquê. Quando é finalmente liberado, ele parte em busca de seus sequestradores, para se vingar e para descobrir a razão de sua clausura.
Depois de certa hesitação, dois nomes já foram confirmados: Josh Brolin (Milk - A Voz da Igualdade) interpretará o papel principal, do homem sequestrado - ao invés de Will Smith, cogitado inicialmente. O papel feminino principal, que já tinha sido oferecido a Rooney Mara (Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) e Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas), ficará com Elizabeth Olsen (do ainda inédito Silent House).
Sharlto Copley
Mas a escolha do vilão tem sido um quebra-cabeças para a equipe. O primeiro a ser convidado foi Christian Bale (Batman - O Cavaleiro das Trevas), mas as negociações não deram resultados. Depois os produtorem chamaram Colin Firth (O Discurso do Rei), que recusou a oferta. Clive Owen, que já havia trabalhado com Spike Lee em O Plano Perfeito, foi a terceira opção, mas o ator rejeitou a proposta sem divulgar suas razões, apesar de ter tempo livre em sua agenda.
Por causa desta indefinição, as filmagens já foram adiadas mais de uma vez, já que Josh Brolin teve que filmar Homens de Preto 3. Agora, finalmente, pode ser que o elenco se defina. Desta vez, o papel do vilão foi proposto a Sharlto Copley, ator pouco experiente, que iniciou sua carreira em longas-metragens com o recente Distrito 9. As negociações parecem estar em estágio avançado. Se o ator aceitar o papel, as filmagens de Old Boy devem começar assim que Brolin tiver terminado a turnê promocional de Homens de Preto 3.