por Bruno Carmelo
Depois de produzir A Múmia em 1999, O Retorno da Múmia em 2001 e A Múmia - Tumba do Imperador Dragão em 2008, a Universal tinha dado a entender que a franquia de sucesso terminaria como uma trilogia. Mas o grande sucesso dos filmes pelo mundo todo (que tiveram bilheterias de mais de US$400 milhões cada um) inspirou os estúdios americanos para a produção de um quarto episódio.
O diretor ainda não está definido, mas com o retorno do produtor Sean Daniels, que trabalhou nos três primeiros filmes, pode ser que Stephen Sommers (diretor dos dois primeiros episódios) ou Rob Cohen (diretor do terceiro) seja chamado novamente. Para o roteiro, a Universal apostou em Jon Spaihts, roteirista imprevisível, que assinou tanto o próximo Prometheus, grande lançamento dirigido por Ridley Scott, quanto o imenso fracasso A Hora da Escuridão, criticado justamente por sua história sem sentido.
A questão do elenco ainda não foi discutida, mas com a carreira de Brendan Fraser quase em ponto morto, o ator não deve hesitar em vestir mais uma vez o uniforme do arqueólogo Rick O'Connell.