por Roberto Cunha
Dia oficial das principais estreias no Brasil, a sexta-feira carrega uma certa aura de novidade no ar para os cinéfilos de carteirinha. De olho na curiosidade que as novas produções possam estar causando em nossos leitores, eis um panorama do que está chegando nas salas escuras.
O cinema nacional se faz presente com o documentário dirigido por Walter Carvalho rende uma homenagem para o roqueiro baiano, radicado no Rio de Janeiro, e baluarte do "roquenrou" brasileiro. Raul - O Início, o Fim e o Meio reúne fotos, entrevistas e depoimentos geniais, com o do parceiro Paulo Coelho, atualmente famoso após o sucesso de seus livros. Para saber mais, clique na crítica Toca Raul!.
Outro título estreando é Jogos Vorazes, fenômeno literário com sede de sucesso que já bateu alguns recordes e invade o circuito nacional protagonizado por Jennifer Lawrence e grande elenco. A aventura conta sobre uma sociedade pós apocalíptica dominada por aqueles que trouxeram a paz de volta, mas costumam cobrar, como tributo, a inscrição de jovens de até 18 anos em um jogo mortal. Para conhecer uma opinião sobre o longa, clique em Você tem "fome' de que?.
Co-produzido pela Alemanha, França e Reino Unido, Pina é o documentário de Werner Herzog, em sua primeira experiência com o cinema 3D. Representante do cinema alemão no Oscar 2012, é uma grande homenagem a coreógrafa Pina Bausch, falecida em 2009. Leia a crítica O outro cinema 3D.
Também da Europa, mais precisamente da Itália e Áustria, o drama Adorável Pivellina foi premiado no Festival de Cannes 2009 e se passa no circo, tendo como protagonista uma menina de apenas dois anos. Tendo como diferencial uma pegada bastante autoral, uma vez que foi produzido, escrito e editado por um de seus diretores. Para dar uma olhada na crítica do site, cliquem em Sobre crianças e bichos.
Diretamente do leste europeu, Slovenian Girl conta a história de uma jovem que para se manter na universidade trabalha como prostituta, mas sua pode mudar depois de uma morte acidental. Para saber mais, leia a crítica Sonho americano distorcido.