por Bruno Carmelo
Já fazia alguns anos que Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho) queria adaptar um conto da Bíblia aos cinemas. Depois de flertar inicialmente com o roteiro Exodus, sobre a história de Moisés, ele definiu que seu próximo filme será Noah, uma versão provocadora da história de Noé. A vontade do diretor em trabalhar neste roteiro era tão grande que ele preferiu abandonar a produção The Wolverine para se dedicar apenas a esta adaptação bíblica, orçada inicialmente em US$130 milhões.
Para o papel de Noé, Aronofsky preferia trabalhar com Christian Bale (Batman - O Cavaleiro das Trevas), mas devido a um conflito de datas, ele acabou escolhendo Russell Crowe (Gladiador). De fato, Bale estará muito ocupado nos próximos meses com a promoção de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e com a filmagem de duas produções do diretor Terrence Malick (Lawless, Knight Of Cups), enquanto a agenda de Crowe está menos lotada. O ator Liam Neeson (Desconhecido) também está cotado para participar de Noah.
A decisão sobre a próxima produção do diretor era muito esperada depois do grande sucesso de Cisne Negro, um dos filmes mais rentáveis de Hollywood nesta década - ele arrecadou US$315 milhões no mundo inteiro, tendo custado apenas U$12 milhões. O roteiro de Noah será escrito por John Logan (Gladiador) e produzido por Arnon Milchan (Los Angeles - Cidade Proibida). A Paramount acredita que as filmagens devam começar em julho.