Por que Richard Gere foi banido do Oscar por 20 anos?
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

Muito antes da polêmica com Will Smith e Chris Rock no Oscar, ator de Uma Linda Mulher foi proibido de participar da premiação.

Will Smith e Chris Rock não foram os primeiros protagonistas de uma confusão na mais importante cerimônia do cinema. O evento, que acontece há 97 anos, já foi palco de algumas polêmicas - e uma delas acabou comandada por Richard Gere, um ator conhecido por seus papéis em Uma Linda Mulher e Sempre ao Seu Lado.

Apesar do episódio não envolver nenhuma agressão como no caso de Smith e Rock, Gere acabou irritando algumas pessoas com seu discurso na 65ª edição do Oscar, em 1993, durante a indicação de Melhor Direção de Arte.

Discurso contra a China tirou Richard Gere do Oscar

Gere aproveitou o momento para sair do roteiro e começar a repreender o governo chinês por seu tratamento aos tibetanos e ao povo chinês. Adepto do budismo tibetano há algum tempo, ele já havia criticado abertamente a China, mas naquele momento a situação estava bastante tensa.

Com o conhecimento da horrenda situação dos direitos humanos na China e no Tibete, me pergunto se todos nós poderíamos enviar amor, verdade e sanidade a Deng Xiaoping agora mesmo em Pequim, se talvez ele retirasse suas tropas, as tirasse do Tibete e permitisse que esse povo voltasse a viver como pessoas livres e independentes.

Este discurso foi a passagem direta ao seu banimento da cerimônia do Oscar por exatos 20 anos, bem como a proibição de entrar na China pelo resto da vida. Confira abaixo o vídeo completo:

Apesar disso, ele retornou à cerimônia em 2003 com o triunfo do musical Chicago, indicado a Melhor Filme na cerimônia daquele ano. O longa-metragem foi o grande vitorioso da noite, mas o ator, que ganhou um Globo de Ouro pelo mesmo personagem, foi esnobado nas categorias.

O seu retorno oficial a Academia aconteceu em 2013, na 85ª edição, para apresentar a performance da indicada a Melhor Canção e apresentar as categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, ao lado de suas colegas Queen Latifah, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones.

Oscars

Na época, Gere ainda aproveitou o momento para fazer uma rápida piada sobre a situação: "Parece que fui reabilitado. Parece que, se você esperar tempo suficiente, eles esquecem que você foi vetado".

facebook Tweet
Links relacionados