Jean-Claude Van Damme é uma das lendas de ação em Hollywood, estrelando clássicos como O Grande Dragão Branco, Kickboxer - O Desafio do Dragão e O Alvo no auge de sua carreira nos anos 80 e 90. Muitos não sabem, mas o ator quase contracenou com Arnold Schwarzenegger em O Predador (1987), mas foi demitido da produção.
Van Damme foi contratado para interpretar o vilão extraterrestre Predador no filme de ação e ficção científica comandado por John McTiernan.
Quem teve essa ideia foi a diretora de elenco Jackie Burch, que achava ele o cara ideal para o papel. "Jean-Claude Van Damme era alguém que costumava entrar constantemente no meu escritório, pulando no ar, me mostrando seus movimentos, me implorando por trabalho. Então, finalmente, eu disse ao Joel: 'Ele seria ótimo como o Predador, porque ninguém se move como ele'. Quer dizer, ele é realmente incrível", disse ao The Hollywood Reporter.
Desta forma, Van Damme foi até os estúdios da Fox encontrar o diretor John McTiernan e impressionou, sendo contratado para o papel do vilão de O Predador.
Por que Jean-Claude Van Damme foi demitido de O Predador?
20th century Fox
Os problemas começaram na caracterização do Predador. Van Damme precisou usar um traje de borracha grossa no set de filmagens em Puerto Vallarta, no México. "Eu gosto de respirar — e eles vão fazer isso na minha cabeça e tudo mais”, lembra Van Damme. “Eles colocaram um tubo na minha boca [para respirar]. Fiquei coberto com aquele gesso por pelo menos 20 minutos. Estava fervendo", relembrou o ator ao THR.
Para piorar a situação, Van Damme também não ficou nem um pouco feliz com o design da criatura, chegando a afirmar que "era uma roupa nojenta". Por causa do traje, ele não conseguia executar suas acrobacias da forma que era esperado e, após vários conflitos nos bastidores com o diretor John McTiernan e o produtor Joel Silver, ele foi demitido.
"O maior erro da minha carreira": 7 filmes rejeitados por Jean-Claude Van Damme, de Predador a ZumbilândiaExistem diferentes versões para a demissão de Jean-Claude Van Damme em O Predador (via The Hollywood Reporter). Algumas dos motivos citados por envolvidos na produção, foram que ele estava reclamando o tempo todo; quebrou a cabeça do Predador que custou US$ 20 mil; a equipe decidiu que precisavam de uma pessoa maior, pois Van Damme tinha apenas 1,68 m; o ator desmaiou diversas vez por desidratação; e também diferenças criativas, pois Damme queria que o personagem fizesse kickboxing.
Em entrevista ao CinemaBlend, John McTiernan comentou sobre o assunto: "Nunca filmamos nada com ele. Foi uma baita confusão com o agente dele, tentando convencê-lo a fazer um trabalho sem saber qual era o filme. É idiotice. Foi realmente idiotice".
Fato é que eles passaram meses trabalhando em um novo traje do Predador e então substituíram Jean-Claude Van Damme por Kevin Peter Hall, com 2,19 m.