Michael J. Fox (Marty McFly) e Christopher Lloyd (Doc Brown) são as estrelas da lendária trilogia De Volta para o Futuro de Robert Zemeckis. Mas a franquia de comédia sobre viagem no tempo, que é admirada por muitos fãs como um clássico, não seria a mesma sem Thomas F. Wilson, que dificulta a vida de Marty e seu pai George (Crispin Glover) em várias encarnações - como um valentão do ensino médio dos anos 1950 e futuro chefe de George, Biff Tannen, mas também na forma de seu neto Griff em 2015 ou do bisavô de Biff, Buford "Mad Dog" Tannen no Velho Oeste.
Wilson começou a atuar ainda na escola e, depois de estudar ciências políticas, agora com 65 anos, decidiu se matricular na Academia Americana de Artes Dramáticas. Ele financiou seus estudos de atuação, entre outras coisas, como comediante stand-up.
Michael J. Fox interpreta quatro personagens na saga De Volta para o Futuro e não é o único: Outros quatro atores fizeram múltiplos papéisNo início da década de 1980, Thomas conseguiu seus trabalhos iniciais, incluindo: um episódio da série clássica Knight Rider. Ele também desempenhou seu primeiro (mini) papel no cinema em 1985, no filme de ação e artes marciais Los Angeles Streetfighter, e no mesmo ano, Zemeckis e o roteirista Bob Gale o notaram e escalaram para o personagem pelo qual é mais conhecido hoje.
A saga De Volta para o Futuro continuaria sendo o maior triunfo de Wilson – para muitos, Biff Tannen e seus numerosos parentes no futuro e no passado estão entre os melhores vilões da história do cinema.
Isto é o que aconteceu depois de De Volta para o Futuro para Thomas F. Wilson
Mas o ator nascido na Filadélfia continuou diante das câmeras nos anos e décadas que se seguiram. Ele atuou em comédias como Minha Vida é um Inferno, Férias em Alto Astral (novamente ao lado de Lloyd) e O Diabólico Agente D.C., e também teve um papel coadjuvante no drama de gângster Marcados Pelo Sangue.
Houve também vários compromissos na TV: Wilson fez parte do episódio piloto de Two And a Half Men, e também pôde ser visto em episódios individuais de Cold Case, Ghost Whisperer, House e NCIS. Seu maior engajamento, no entanto, foi como dublador: desde 2001, ele pode ser ouvido como Fred no desenho animado Bob Esponja – pelo menos se você assistir na versão original em inglês.
Universal Pictures
Thomas também está extremamente ocupado além disso: em 2009, ele retomou sua carreira de comediante e lançou seu primeiro especial de stand-up, chamado Tom Wilson: Bigger Than You. No vídeo abaixo você pode conferir suas qualidades como humorista:
Mas isso não é tudo: entre 2011 e 2014, ele apresentou o podcast "Big Pop Fun", no qual contava histórias de sua carreira e conversava com colegas como "Weird Al" Yankovic e o cineasta Steve Oedekerk (Ace Ventura 2 - Um Maluco na África). Ele também mantém um canal no YouTube que tem quase 43 mil seguidores. Wilson pode não ter tido a chance de ter uma grande carreira em Hollywood, mas certamente não ficou entediado desde o fim da franquia De Volta para o Futuro.
A trilogia De Volta Para o Futuro está disponível no Globoplay.