Há 28 anos, este filme de Wesley Snipes misturou ação e suspense para rivalizar com Duro de Matar
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Filme está disponível em plataformas digitais.

Alguns clássicos não envelhecem, mas poucos têm o privilégio de serem lembrados com frequência a cada ano que passa. Com direito a ter um espaço especial na mente de muitas pessoas, principalmente por ter uma narrativa que mistura os melhores elementos de um thriller com o Natal, Duro de Matar merece seu status de um dos melhores filmes de ação de todos os tempos.

Em Hollywood, isso não é uma regra, mas é quase um mantra silencioso: nada se copia, tudo se transforma (e se replica um pouco, sim). Em meio ao sucesso do longa estrelado por Bruce Willis, muitos tentaram seguir seus próprios caminhos com base na aventura pelos prédios de Nova York. Passageiro 57 foi um destes projetos.

Para assistir online hoje: Um dos melhores filmes de ação de Jean-Claude Van Damme - que nunca teria existido sem Duro de Matar

Estrelado por Wesley Snipes, o longa acompanha John Cutter, um reconhecido especialista em antiterrorismo que entrou em uma profunda depressão após a morte de sua esposa, assassinada quando era refém de um ladrão de um pequeno mercado.

Cutter sente-se responsável por sua morte ficando fora das grandes empresas, tendo um trabalho rotineiro como um instrutor de segurança de um voo para uma linha aérea. Então, Sly Delvecchio (Tom Sizemore), um velho amigo, conversa com ele para levá-lo para uma grande companhia aérea como consultor em segurança, mas para ser confirmado no cargo ele precisa ir para Los Angeles e, por coincidência, Charles Rane (Bruce Payne), o mais famoso sequestrador de aviões dos últimos anos, está sendo mandado preso da Flórida para a Califórnia no mesmo voo.

Warner Bros. Pictures

Embora tenham enredos distintos, os filmes compartilham de uma estrutura semelhante: os protagonistas são pegos de surpresa em uma situação difícil de ignorar, na qual terão que aplicar o melhor de suas habilidades para salvar pessoas e evitar uma tragédia. Ainda que o personagem de Snipes tenha um passado trágico, ele ainda tem uma relação com John McClane - o vínculo com a esposa é o motor para que ambos sejam levados à ação, além do fato de que eles estão destinados a lutar contra terroristas.

Duro de Matar foi responsável por remodelar a forma como os estúdios faziam filmes de ação. Assim, muitos outros longas tentaram reproduzir o que foi feito em 1988. Além de Passageiro 57, há também filmes como A Força em Alerta, Risco Total, Morte Súbita e Força Aérea Um, que colocam protagonistas improváveis em ambientes confinados com direito a socos e trocas de tiro sob um clima de tensão crescente.

Duro de Matar + Downton Abbey: Após o sucesso da Netflix, Jean Reno se torna um exército de um homem só em seu novo filme

Nenhum deles conseguiu atingir o mesmo sucesso, mas Passageiro 57 é um dos grandes títulos que surgiram a partir da saga estrelada por Willis. Enquanto Duro de Matar está disponível no Disney+, o longa de Wesley Snipes pode ser visto em plataformas de compra ou aluguel digital.

facebook Tweet
Links relacionados