As gerações mais jovens só o conhecem pelas suas obras premiadas Titanic e Avatar e, ainda assim, hoje não o mantém nas listas de "diretores favoritos". Mas o que poucos saber é que no início dos anos 80, James Cameron criou o que se tornaria um dos filmes de ficção científica mais icônicos daquela época e uma grande saga continuaria viva por várias décadas!
No entanto, apesar das inúmeras tentativas e de ter mudado de mãos em mais de uma ocasião, nenhuma das continuações da saga O Exterminador do Futuro, produzidas depois dos dois primeiros dirigidos por Cameron, jamais se igualaria os originais, seja em sucesso ou qualidade.
Lançado em 1984 e estrelado por Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn e Linda Hamilton, O Exterminador do Futuro é considerado por James Cameron seu filme de estreia — embora ele já tivesse dirigido Piranha 2 — e foi definitivamente aquele que deu início à sua carreira como cineasta.
Foi também um filme fundamental na carreira de Schwarzenegger, que já havia estrelado Conan, o Bárbaro, mas ainda não havia se tornado a estrela que estava destinado a ser - algo que coube ao longa de Cameron trazer essa notoriedade para o ator.
Nem O Exterminador do Futuro, nem Conan, o Bárbaro: Este é o melhor filme de Arnold Schwarzenegger segundo os fãsO filme, um dos mais importantes filmes de ficção científica da década de 1980, tornou-se parte da cultura popular e algumas de suas frases permanecem muito reconhecíveis hoje, especialmente entre as gerações mais velhas.
Um deles seria, sem dúvida, "Hasta la vista, baby!", proferido pelo T-800 interpretado por Schwarzenegger, mas, se tivéssemos que escolher a frase mais famosa, seria: "I'll be back", também proferido pelo ciborgue na recepção de uma delegacia de polícia antes de destruir a fachada ao volante de um carro.
Orion Pictures
No entanto, embora não tenhamos notado nenhuma mudança na dublagem em português, a realidade é que o ator queria pronunciar a palavra de forma diferente e tentou convencer James Cameron disso. Foi assim que ele mesmo relembrou, 41 anos depois, compartilhando memórias das filmagens com seus fãs durante o Arnold Sports Festival 2025.
Segundo Schwarzenegger, ele tentou convencer James Cameron a pronunciar a fala com uma nuance ligeiramente diferente: dizer "I will be back" em vez de "I'll be back", o que, em sua opinião, transmitiria melhor a natureza artificial e robótica de seu personagem. Mas o diretor se manteve firme.
"Eu queria dizer 'I will be back', e [James Cameron] disse, 'Não, não, você tem que dizer 'I'll be back' [...] No roteiro, diz 'Eu voltarei', eu escrevi, então vamos seguir o roteiro. Eu não estou dizendo a você como atuar, então não me diga como escrever.' E foi assim que nossa conversa foi, como geralmente acontece com James Cameron", o ator relembrou.
"[Cameron] sugeriu que filmássemos a cena de dez maneiras diferentes. Continuamos filmando, e eu continuei dizendo, 'I will be back'. Durante a edição, eles podiam decidir qual caminho queriam seguir." Depois de 41 anos, porém, ele continua surpreso que essa pequena frase, com ou sem nuances, tenha se tornado uma das mais famosas de sua carreira. "De repente, todo mundo estava tentando me fazer repetir aquela fala. Provavelmente se tornou a fala mais repetida na história do cinema. E você nunca sabe, enquanto faz um filme, que algo assim vai acontecer."
*Conteúdo Global AdoroCinema.