É por isso que você não ouvirá nenhuma das músicas de Elvis Presley em Priscilla
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

O filme biográfico conta a história da esposa de Elvis Presley, Priscilla, e seu casamento difícil.

Depois que o filme Elvis, de Baz Luhrmann, de 2022, contou a história do Rei do Rock'n'Roll em imagens rápidas e coloridas, nas quais Austin Butler interpretou inúmeras canções icônicas da lenda da música, o longa biográfico independente Priscilla, de Sofia Coppola, seguiu o exemplo. Nele, a diretora de Encontros e Desencontros lança luz sobre a história de amor de Elvis Presley e Priscilla Beaulieu Presley ao assumir a perspectiva da jovem que se apaixonou perdidamente pelo músico aos 14 anos, no final dos anos 1950, e mais tarde se separou por causa de sua vida de casada solitária com ele.

Priscilla
Priscilla
Data de lançamento 4 de janeiro de 2024 | 1h 53min
Criador(es): Sofia Coppola
Com Cailee Spaeny, Jacob Elordi, Dagmara Dominczyk
Usuários
3,4
Adorocinema
3,5
Assista agora em MUBI

Ao contrário de Elvis, no entanto, nenhuma música do ícone da música pôde ser ouvida em Priscilla. Em vez disso, Coppola tinha uma trilha sonora de canções indie pop melancólicas gravadas para o filme pela banda Phoenix, cujo vocalista, Thomas Mars, é esposo da diretora.

Mas por que o filme biográfico omite as canções do Rei do Rock'n'Roll, que certamente teriam enfatizado autenticamente o romance entre Elvis e Priscilla? A razão para isso é simples à primeira vista – mas tem uma série de consequências: Sofia Coppola não obteve os direitos das músicas.

“A minha intenção não foi rebaixá-lo”: Sofia Coppola revela a parte que menos sabemos sobre Elvis e Priscilla

Priscilla originalmente deveria conter várias canções de Elvis

Na verdade, Coppola e sua equipe solicitaram os direitos de várias músicas de Elvis para Priscilla e, enquanto trabalhavam no roteiro, até esperavam poder usar uma ou duas peças musicais no filme. A discografia do músico preencheu a casa de Coppola e Mars por seis meses inteiros. Canções como “Always On My Mind”, “Are You Lonesome Tonight?” e “Heartbreak Hotel” estavam no topo da lista do casal.

No entanto, o pedido acabou sendo rejeitado pela Elvis Presley Enterprises, que administra os direitos do espólio de Elvis, como Coppola revelou mais tarde em uma entrevista ao The Hollywood Reporter. A empresa não se entusiasma com projetos nos quais não está envolvida desde o início.

American Zoetrope

No entanto, as razões por trás disso podem ser mais complexas. Até sua morte em janeiro de 2023, a Elvis Presley Enterprises era em grande parte propriedade da filha de Elvis, Lisa Marie Presley. Em novembro de 2023, foi revelado que esta diretora escreveu e-mails privados para Sofia Coppola depois de ver um primeiro rascunho de Priscilla, pedindo que ela retrabalhasse o roteiro pois ela o interpretou como "vingativo" e "desdenhoso" em relação ao pai.

Então, se ela não ficou feliz com a interpretação de Elvis no roteiro de Coppola, não é absurdo supor que essa seja outra possível razão para a rejeição dos direitos musicais — mesmo que Sofia ainda não tenha confirmado isso oficialmente.

American Zoetrope

Priscilla com trilha sonora própria - e novas possibilidades

Em vez disso, Coppola e Mars tiveram a oportunidade de procurar em outro lugar o acompanhamento musical para o longa e montar uma trilha sonora completamente original, independente do legado de Elvis. Entre outras coisas, o álbum agora inclui o cover dos Ramones de "Baby, I love you" de 1980, bem como o grande hit de Dolly Parton "I Will Always Love You" - que a musicista escreveu para ninguém menos que Elvis Presley em 1973 e depois lançou ela mesma após uma disputa legal com ele.

Priscilla vs Elvis: De que forma os filmes de Baz Luhrmann e Sofia Coppola entram em conflito?

Como Thomas Mars explicou em uma entrevista à Variety, o uso dessa música é uma “declaração feminista” adicional que ressalta o conteúdo do filme com seu significado poderoso. Além disso, as canções escritas pela banda Phoenix de Mars para a trilha sonora foram baseadas no trabalho musical de Elvis - como a música "Aura Lee", que é baseada em "Love Me Tender".

Priscilla está disponível na Max e Mubi.

facebook Tweet
Links relacionados