Um Filme Minecraft levantou desconfiança desde que o projeto original foi concebido, em 2014. Afinal, como um longa-metragem de um jogo sem história fechada e feito em cubos pixelados pode dar certo? O caminho escolhido foi uma comédia que mistura live-action com animações ultrarrealistas.
O resultado dessa aposta despertou reações divididas entre o público e a crítica. Houve aqueles que consideraram a proposta irônica e ousada e também quem achou a estética perturbadora e o enredo bobo demais. Se Minecraft já causou controvérsia, imagine como seria um filme baseado em RollerCoaster Tycoon?
A franquia de simuladores de montanha-russa foi lançada em 1999 e se tornou um verdadeiro fenômeno, ganhando duas sequências e uma parceria com a rede de parques temáticos Six Flags. No jogo é possível construir e administrar um parque de diversões, testando diferentes possibilidades de brinquedos e atrações até que o funcionamento seja bem-sucedido.
Antes de Um Filme Minecraft, Jack Black estrelou este fenômeno de bilheteria adaptado de videogameO que aconteceu com o filme de RollerCoaster Tycoon?
Hollywood não perdeu a oportunidade de tentar converter o sucesso comercial do game em um blockbuster. A Sony Pictures iniciou o desenvolvimento de uma adaptação cinematográfica de Rollercoaster em 2010 e seria tocada pelo diretor Harald Zwart, responsável por Karatê Kid e Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos.
Assim como aconteceu com Um Filme Minecraft, um enredo teve que ser criado do zero, já que o jogo não possui uma trama definida. A ideia era uma animação com a mesma pegada de Uma Noite no Museu:
"Era basicamente um parque temático que ganha vida. Tínhamos uma história tecida dentro do parque temático do RollerCoaster Tycoon, e foi isso que vendemos para a Sony. Só a ideia de dar uma volta como na Disneylândia e as atrações de repente ganham vida", explicou Zwart em entrevista ao Cinemabland.
O filme de RollerCoaster Tycoon nunca chegou a ser tirado do papel e ficou perdido no limbo de rascunhos do estúdio e não há nenhum motivo específico conhecido para o descarte da produção.
Um Filme Minecraft está em cartaz nos cinemas brasileiros a partir de hoje, 3 de abril.