Na década de 1980, um jovem James Cameron, apenas começando sua carreira como cineasta, ainda não poderia imaginar que, 40 anos depois, três de seus longas-metragens estariam entre os quatro filmes de maior bilheteria da história!
Sua primeira experiência como diretor, em Piranha II: Assassinas Voadoras, não foi nada boa e terminou com sua saída do projeto, embora tudo mudasse com seu próximo filme, que ele considera sua verdadeira estreia.
O Exterminador do Futuro não apenas foi um sucesso, mas também continua sendo um dos filmes de ficção científica mais icônicos da história. Além disso, o longa fez seu nome na indústria cinematográfica.
Após o sucesso de O Exterminador do Futuro, James Cameron se consagraria com um projeto igualmente ambicioso: pegar o bastão de Ridley Scott e dirigir a primeira sequência do que viria a ser um dos melhores filmes de terror já feitos até então, Aliens, O Resgate.
O filme estreou em 1986 em meio a grande expectativa e até hoje há debate entre aqueles que afirmam que o cineasta conseguiu superar o trabalho de Scott. De qualquer forma, o que é 100% certo é que James Cameron fez uma das melhores continuações da história, totalmente no mesmo nível do original.
Além disso, o sucesso do filme permitiu que o trabalho de Ridley Scott se tornasse o início de uma das sagas de ficção científica mais populares da história, que continua até hoje, pois convenceu o estúdio de que seu sucesso não foi algo isolado.
Disney+ / 20th Century Studio
O sucesso do primeiro filme em 1979 rapidamente levou a Fox a considerar a possibilidade de fazer uma sequência, mas foi somente com a chegada de James Cameron, que chamou a atenção de um dos produtores com seu roteiro de O Exterminador do Futuro antes mesmo de ser lançado, que o projeto pôde começar a se materializar.
Embora o estúdio não tenha ficado totalmente convencido com a proposta inicial, Cameron continuou trabalhando em ideias para a sequência e finalmente conseguiu fazer o filme decolar com ele mesmo como diretor.
Não há como vencer. Se for bom, Ridley Scott receberá todo o crédito. Se for ruim, a culpa é sua. Pode acabar com sua carreira
Com o primeiro teste aprovado, a nova equipe do filme teve que convencer Sigourney Weaver a retornar como a tenente Ellen Ripley, que inicialmente não estava convencida de que a sequência não fosse apenas um filme com motivação financeira. A negociação foi longa, mas deu frutos e em 1985 eles estavam começando a gravar.
Com um orçamento de 18 milhões de dólares, Aliens, O Resgate foi lançado em 1986, recebendo grande aclamação e se tornando um sucesso financeiro (arrecadando mais de 180 milhões de dólares). Até hoje é lembrado como um dos melhores filmes da década de 1980.
Em Aliens, O Resgtate, depois de um sono de 57 anos, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente da tragédia espacial, descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado por humanos. Inicialmente relutante, ela aceita retornar para enfrentar seu pior pesadelo e tentar salvar as 70 famílias que lá habitam.
Com o título de Aliens, você pode conferir esse sucesso no catálogo do Disney+.
*Conteúdo Global AdoroCinema.