Em meio a tantos lançamentos de um dos maiores estúdios da atualidade, às vezes esquecemos os projetos que pavimentaram o caminho que transformaram a indústria cinematográfica no final dos anos 2000. Através deste filme, tornou-se possível a criação de uma das sagas de maior sucesso de todos os tempos. Graças ao seu alcance, muitos bilhões de dólares americanos foram ganhos.
No contexto de toda a máquina brutal do MCU, seu começo, Homem de Ferro, parece quase minúsculo. Não há comparação com as enormes batalhas CGI de um elenco mundialmente famoso que mais tarde celebrou Vingadores: Ultimato e similares. E ainda: Robert Downey Jr.: sua primeira aparição como líder da Marvel em 2008 lançou as bases para este emaranhado de histórias que já ultrapassa mais de 40 produções lançadas em menos de 20 anos.
Marvel
Homem de Ferro gira em torno do brilhante inventor e fabricante de armas Tony Stark (Downey Jr.), que, após uma experiência traumática, decide dar as costas ao niilismo belicista. A partir daí, ele usa seus talentos como o Homem de Ferro, portador de armas, para acabar com vilões como Obadia Stane (Jeff Bridges).
Pode parecer surpreendente hoje, mas o sucesso do projeto não era de forma alguma uma conclusão precipitada. Em particular, houve sérias dúvidas dos produtores sobre o ator principal, em parte por causa da ameaça de má publicidade devido às aventuras anteriores do ator com drogas (via Screenrant).
Marvel revelou spoilers de Thunderbolts* no anúncio de Avengers: Doomsday?Mas Downey entregou uma obra-prima absoluta, tão icônica, tão definitiva, que hoje dificilmente algum fã consegue imaginar outro ator no papel. Graças ao sucesso do Homem de Ferro, o MCU conseguiu crescer e arrecadou aproximadamente 31,4 bilhões de dólares em bilheteria em todos os filmes até agora (via The Numbers). Este foi apenas o primeiro passo para uma grande jornada.
Homem de Ferro está disponível no Disney+.
*Conteúdo Global AdoroCinema