Com a saga Avatar, cujo terceiro filme é esperado nos cinemas em dezembro próximo, James Cameron literalmente revolucionou a história das bilheterias, da ficção científica e até mesmo do cinema.
Quebrando todos os recordes, ele também soube criar uma história tocante e moldar personagens profundamente humanos em um ambiente gigantesco e em um contexto de proporções épicas.
Jake Sully, inspirado em James Cameron?
Há 16 anos, quando o primeiro Avatar chegou aos cinemas, conhecemos Jake Sully: um Marine paralisado que recebeu uma nova chance como Na'vi no majestoso e exuberante planeta Pandora. Inicialmente muito imaturo, como uma criança descobrindo o mundo, ele finalmente encontrou o amor ao conhecer a magnífica Neytiri e formou uma família com ela, como pudemos ver em Avatar: O Caminho da Água, segundo filme lançado em 2022.
Pai rigoroso e autoritário, provavelmente tirando sua cautela e aparente rudeza de sua experiência como soldado, mas ainda assim amoroso e protetor, Jake foi parcialmente inspirado pelo próprio James Cameron, como ele revelou recentemente à revista Empire (via CBR):
"Bem, sou eu!"
"Esses personagens são amálgamas de nós mesmos, nossas infâncias, nossos papéis como pais, os erros que cometemos e que, de certa forma, continuamos cometendo como pais. Houve muita introspecção", declarou o cineasta, referindo-se também a seus co-roteiristas.
20th Century Studios
"Quero dizer, Jake é um durão. Ele é muito duro com seus filhos. Bem, esse sou eu. Eu disse: 'Vamos fazer dele um idiota. Vamos fazer dele The Great Santini'", continuou ele, referindo-se a um filme de 1979 no qual Robert Duvall interpretava um piloto de caça experiente com uma educação rigorosa.
"Vamos desafiar o público a amá-lo e ver que tudo isso vem do amor, do medo e de todas essas coisas".
Jake Sully, Neytiri e sua família retornarão aos cinemas em 18 de dezembro de 2025 em Avatar: Fogo e Cinzas, o terceiro filme da saga.
*Conteúdo Global do AdoroCinema