Enquanto o clássico Titanic é baseado em uma história real, a subtrama de amor estrelada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet nasceu exclusivamente da mente de James Cameron. Felizmente, não houve nenhum Jack que não coubesse em uma porta, mas curiosamente, existiu uma mulher que inspirou a figura de Rose.
Para construir a personagem, Cameron se baseou em Beatrice Wood, uma pintora norte-americana nascida em 1893. Wood veio de uma família da alta sociedade e sempre se interessou por artes, uma personalidade que seus pais repudiavam. Em algum momento da trajetória da mulher, os pais dela finalmente concordaram em deixá-la estudar pintura, enviando-a para Paris para tal.
Beatrice não viajou no Titanic, mas sua personalidade era o que Cameron queria que Winslet capturasse. De acordo com o livro Titanic: James Cameron's Illustrated Screenplay, foi a esposa de Bill Paxton - um dos atores do filme - que lhe deu uma cópia de I Shock Myself, um livro autobiográfico que conta a jornada de vida de Wood.
“O primeiro capítulo descreve quase literalmente a personagem que eu já estava escrevendo para a Rose mais velha. Quando a conheci [Beatrice Wood], ela era charmosa, criativa e tremendamente engraçada. Claro, a Rose no filme é apenas uma refração de Beatrice, combinada com muitos elementos fictícios”, colocou Cameron.

Para quem não sabe, a cena de abertura de Titanic é uma homenagem a Beatrice. Nela, vemos uma Rose envelhecida fazendo cerâmica - um dos materiais favoritos da artista original.
"Ela foi meio que a inspiração para a personagem de Titanic. Na verdade, liguei para ela e pedi permissão para entrevistá-la e usá-la como modelo”, pontuou o cineasta.
Beatrice Wood faleceu em 1998, logo após comemorar seu 105º aniversário e alguns meses depois de Titanic chegar aos cinemas. Curiosamente, a artista nunca quis assistir ao longa-metragem, embora Cameron lhe tivesse enviado uma cópia. Ela afirmou que não queria se sentir triste tão tarde na vida.

*Conteúdo Global AdoroCinema