É um dos melhores discursos do cinema: 32 anos depois, esses seis minutos poderosos ainda ressoam
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Lançado nos cinemas há mais de três décadas, este filme comovente estrelado por Al Pacino contém uma das cenas de discurso mais memoráveis de todos os tempos.

Se você nunca viu Perfume de Mulher, está na hora de assistir, pois o longa-metragem está disponível na Netflix e Prime Video. Lançada em 1993, a obra traz Al Pacino no auge de seu talento, acompanhado do jovem Chris O'Donnell. Este último se revelou ao público antes de explodir ao vestir o traje de Robin em Batman Eternamente, dois anos depois.

Um remake de sucesso

Dirigido por Martin Brest, Scent of a Woman, no original, é um remake de uma obra-prima do cinema italiano Perfume de Mulher (1974). A história nos apresenta Charles Simms (O'Donnell), um estudante tímido e reservado que aspira entrar em Harvard. Ele aceita um pequeno trabalho como assistente pessoal de um soldado aposentado.

Perfume de Mulher
Perfume de Mulher
Data de lançamento 23 de dezembro de 1992 | 2h 37min
Criador(es): Martin Brest
Com Al Pacino, Chris O'Donnell, James Rebhorn
Usuários
4,5
Assistir em streaming

O aluno fica então encarregado de cuidar do Coronel Frank Slade (Pacino). Tendo ficado cego, ele se tornou retraído, o que ampliou seu caráter irascível e insociável. No entanto, Charles rapidamente descobre que Slade é um verdadeiro sedutor, muito sensível ao cheiro exalado pelas mulheres. O jovem também perceberá que o ex-soldado esconde um sofrimento terrível.

A dupla Al Pacino/Chris O'Donnell está perfeitamente combinada nesta obra sublime e inspiradora. Ambos os atores entregam uma performance forte que vai te emocionar. Algumas cenas são fabulosas em sua beleza poética e outras beiram o épico graças aos voos líricos de Pacino em estado de graça.

Ele foi uma das maiores estrelas dos anos 1990, enfrentando Batman e Al Pacino: O que Chris O'Donnell está fazendo hoje?

Um monólogo lendário

Nesse sentido, seu monólogo no final do filme é um dos discursos mais memoráveis de todos os tempos. Depois de acompanhar o coronel em uma viagem a Nova York, Charles deve enfrentar o comitê disciplinar de sua prestigiosa escola. Isso atinge vários de seus amigos. Este último vandalizou o carro do diretor; para puni-los, o aluno teria que testemunhar contra eles, pois presenciou a cena.

No entanto, fiel aos seus valores, Charles prefere não dedurar seus colegas, mesmo que isso signifique ser expulso e prejudique seu futuro acadêmico. Antes que o júri delibere sobre o destino do estudante, o Coronel Slade fala em sua defesa. Com sua voz grave e eloquência impressionante, ele conseguirá conquistar o favor da assembleia.

Universal Pictures

O discurso lendário na íntegra

"Isso tudo é um monte de besteira! O Sr. Simms não dá a mínima se ele é rotulado como um camarada de Baird ou não. Que tipo de seita é essa? Qual é o seu lema? 'Cavalheiros, vocês devem denunciar seus camaradas e se proteger, ou nós os colocaremos no pelourinho!' Como dizem, quando as coisas dão errado, há aqueles que abaixam as calças e aqueles que ficam de guarda!"

"Aqui, Charles enfrenta a tempestade, e George se esconde nas saias do papai. E você, o que faz? Você recompensa George e sacrifica Charles. Não sei quem saiu daquela escola. William Howard Taft, William Jennings Bryant, William Tell, quem você quiser! Seus espíritos estão extintos, se é que eles já tiveram um. Você está construindo a Jangada da Medusa. Um recipiente para baratas aquáticas."

"Se você acha que está preparando esses marinheiros de água doce para serem homens, você está se enganando. Porque eu digo que você está matando o próprio espírito que essa instituição alega promover. É tudo um monte de bobagens! Que tipo de charada você está armando? O único com alguma classe nessa farsa está sentado ao meu lado!"

84 anos, 90 filmes, 1 Oscar: Um dos maiores atores da história do cinema estará de volta em breve em um filme inspirado em uma incrível história real

"E eu vim para lhe dizer, a alma deste menino está intacta! Não é negociável! Uma das pessoas presentes, e não direi quem, queria comprá-la. Mas a alma de Charlie não estava à venda. Eu lhe mostrarei até onde podemos ir! Vai longe demais, você não sabe como é! Eu lhe mostrarei, mas estou muito velho, muito cansado e, claro, cego."

"Se eu fosse o mesmo homem que fui há cinco anos, atacaria Baird com um lança-chamas! Com quem você acha que está falando? Eu vi algumas coisas, sabia? Houve um tempo em que eu não era cego. Um tempo em que eu vi crianças como essas, e mais novas que essas, com as pernas arrancadas, os braços despedaçados por bombas!"

"Mas não há nada pior do que o espetáculo de um corpo sendo amputado! Não há prótese para isso. Você acha que está apenas enviando aquele esplêndido soldado de infantaria de volta para suas casas nos confins do Oregon, com o rabo entre as pernas, sem pagamento? Eu digo que você está executando a alma dele! E por quê? Porque ele não é o companheiro de Baird?"

"Machuquem-no e todos vocês serão chamados de companheiros de merda. E Harry, Jimmy, Trent! Onde quer que estejam! Fod@m-se! Quando cheguei aqui pela primeira vez, ouvi estas palavras: 'Berço dos líderes do país'. Quando a proa do barco quebra, o berço vai para o fundo e ele afunda com toda a sua força."

Universal Pictures

"Vocês que treinam líderes, que moldam nossos líderes, tenham muito cuidado com o tipo de líderes que preparam para nós. Não sei se o silêncio de Charlie é justificado ou não. Não sou juiz nem júri. Mas há uma coisa que sei: Ele não é alguém que venderia seu pai e sua mãe para comprar um futuro!"

"E isso, meus amigos, é chamado de integridade! Isso é chamado de coragem! É disso que nossos líderes devem ser feitos! Já me vi em uma encruzilhada antes. Toda vez eu sabia qual era o caminho certo. Sem exceção, eu sabia. Mas nunca o segui. Você sabe por quê?"

"Eu precisaria do que eles chamam de coragem. E agora olhe para Charlie. Ele está em uma encruzilhada. Ele escolheu seu caminho. É o caminho certo. É um caminho baseado em princípios que constroem caráter. Deixe-o continuar em seu caminho. Proteja-o. Cuide dele. E você pode se orgulhar dele um dia, eu prometo."

Após esse discurso absolutamente memorável, pontuado por um Al Pacino fascinante e animado, aplausos calorosos ecoaram por toda a sala.

facebook Tweet
Links relacionados