Wicked apresentou uma referência importante de O Mágico de Oz, mas não da forma que os fãs esperavam
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

Após mostrar uma cena de Dorothy no trailer, fãs aguardavam a participação dos personagens originais de O Mágico de Oz.

No Oscar de 2025, Wicked levou para casa dois prêmios, incluindo o de melhor figurino, concedido ao designer Paul Tazewell. O filme, que surge como um prequel do clássico de 1939, O Mágico de Oz, apresenta uma nova versão da origem de Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande), também conhecidas como a Bruxa Má do Oeste e a Boa Bruxa do Norte (no filme de Jon M. Chu).

Apesar de ser baseado na obra literária de Gregory Maguire e no popular musical da Broadway, a produção não deixou de inserir alguns easter eggs que conectam com a obra original. Muitos fãs, inclusive, aguardavam a presença de um dos personagens icônicos da história, como Dorothy, que chegou a aparecer em um dos primeiros trailers do filme.

Wicked: Além de levar 2 troféus, este foi o feito inédito do filme no Oscar 2025

Contudo, a personagem não foi inserida no projeto, mas seus sapatos vermelhos de lantejoulas — aqueles que ela recebe após matar acidentalmente a Bruxa Má do Leste — apareceram! No entanto, no novo filme, os sapatos são de outra cor: prateados. Mas, claro, tudo tem um motivo!

A razão para os sapatos prateados de Wicked

Universal Pictures

Na primeira adaptação do livro de L. Frank Baum, uma das cenas mais icônicas é quando Dorothy recebe seus sapatos da Bruxa Boa do Norte. No entanto, originalmente, esses sapatos não eram vermelhos, mas sim prateados, como está no livro. A mudança para a cor vermelha foi feita na versão de 1939, quando o roteirista Noel Langley alterou a coloração para aproveitar a tecnologia Technicolor — um processo cinematográfico para criar imagens coloridas.

Neste caso, Wicked fez uma homenagem ao autor original da história, trazendo de volta a cor que sempre foi dos sapatos de Dorothy. Mas outro motivo para a ausência dos sapatos vermelhos pode ter sido a questão dos direitos autorais. Embora a obra literária já esteja em domínio público, o filme de 1939 não está, pelo menos não até 2035.

Os sapatos vermelhos são propriedade da MGM, que pertence à Amazon. Sendo assim, a Universal, responsável pela produção de Wicked, provavelmente não poderia utilizá-los. Isso impede que qualquer outra produção faça uso de elementos do filme para suas versões — e os sapatos vermelhos entram nessa restrição.

Wicked
Wicked
Data de lançamento 21 de novembro de 2024 | 2h 40min
Criador(es): Jon M. Chu
Com Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jonathan Bailey
Usuários
3,9
Adorocinema
4,5
Assista agora no Prime Video

Wicked terá uma continuação prevista para novembro de 2025, dando sequência à história de Elphaba. Muitos fãs esperam a presença de Dorothy, o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho, mas essa informação ainda não foi confirmada.

facebook Tweet
Links relacionados