Robin Williams foi, sem dúvida, um dos astros mais populares de Hollywood. Seus filmes moldaram a infância de toda uma geração de cinéfilos com grandes títulos como Hook - A Volta do Capitão Gancho, Uma Babá Quase Perfeita e Jumanji. Mas o ator e comediante, apesar de toda a sua popularidade, não trabalhava apenas em projetos nos quais estava muito convencido.
Às vezes, ele simplesmente precisava ganhar dinheiro – e, para isso, aceitava a melhor oferta que aparecesse, mesmo que estivesse claro que o resultado dificilmente seria uma obra-prima. Foi exatamente o que aconteceu com Surpresa em Dobro (2009), no qual Williams atuou ao lado de John Travolta.
Na comédia dirigida por Walt Becker (Alvin e os Esquilos: Na Estrada), os dois atores são melhores amigos que fundam uma empresa especializada na comercialização de direitos esportivos. Mas quando as negociações com uma grande corporação japonesa estão prestes a alcançar o resultado esperado, Dan (Williams) descobre que é pai de gêmeos,
Surpresa em Dobro recebeu quase exclusivamente críticas devastadoras após seu lançamento. O site agregador de críticas Rotten Tomatoes, por exemplo, conta com apenas 5% de críticas positivas para o filme. Sendo assim, será que Williams não percebeu ao ler o roteiro que este trabalho seria vergonhosamente ruim? Talvez...
Walt Disney Pictures
O astro de Sociedade dos Poetas Mortos mais tarde não escondeu o fato de que não foram as qualidades humorísticas que o motivaram a assinar com o filme. Em uma entrevista, ele declarou: “As pessoas perguntam: ‘Por que você fez 'Surpresa em Dobro’? [E eu respondo:] ‘Porque dá para pagar as contas’. Você acabou de sair da reabilitação. Boa sorte. Você precisa sair e trabalhar”. (via The Independent )
Pelo menos o filme não foi um fracasso de bilheteria: com um orçamento de 35 milhões de dólares, conseguiu arrecadar 96,8 milhões na bilheteria mundial. Atualmente, Surpresa em Dobro está disponível no Disney+.