No final da década de 1990, Hollywood estava passando por um renascimento dos filmes de desastres e monstros. Filmes como Volcano - A Fúria (1997), O Inferno de Dante (1997) e Vírus (1999) garantiram bons números de bilheteria sem orçamentos exorbitantes, com atores desconhecidos (ou em baixa) e com o (esperado) desdém da crítica especializada. No final da década, e com o advento dos filmes de super-heróis graças a Blade (1998), os produtores da Hollywood Pictures decidiram que era correto se encarregar de misturar os dois gêneros em uma única produção: Tentáculos (1998).
A empresa, de propriedade da Walt Disney Pictures, decidiu delegar a produção à empresa Cinergi Pictures, de Andrew G. Vajna, responsável por filmes que poderiam se encaixar perfeitamente nesta seção, como Velocidade Terminal ou O Juiz. Eles tinham em mãos o roteiro de um jovem diretor e roteirista que, apesar de ser um grande fã do gênero, vinha do cinema infantil com trabalhos em longas-metragens como As Aventuras de Huck Finn e O Livro da Selva: Stephen Sommers.
Filmin
Um bom punhado de rostos conhecidos foi selecionado para o elenco, embora nenhuma estrela tenha sido incluída. Entre eles estavam Treat Williams, Famke Janssen, Wes Studi, Djimon Hounsou, entre outros.
Tentáculos começa explicando que no fundo do Mar da China Meridional há uma cadeia de montanhas que nunca foi explorada devido à sua profundidade. Centenas de navios desapareceram ali ao longo da história. A partir daí, passamos para alguns personagens que ocupam um barco rápido, cada um mais estereotipado que o anterior. Após descobrirem que estão indo para um ponto no meio do oceano, seguimos para o luxuoso navio de cruzeiro em que está a bordo a ladra Trillian St. James (Janssen). Esta mulher quer adquirir o máximo de bolsas e joias possível.
No streaming: Este filme de ficção científica de um diretor consagrado fracassou entre a crítica e o público, mas é absurdamente brilhanteRetornamos ao barco desde o início, onde descobrimos que a pequena tripulação está transportando uma carga perigosa. Hanover (Wes Studi) e sua tripulação são um grupo sanguinário de mercenários cujo objetivo é invadir o luxuoso navio e explodi-lo com alguns grandes mísseis. Após um breve confronto com esses caras durões, descobrimos que o capitão e seus homens serão os heróis do show.
De volta ao navio de cruzeiro, Trillian é presa após ser pega em flagrante tentando roubar o cofre do navio. A personagem nos encanta com frases direcionadas à porta blindada do dito cofre como: "Uh! Você é uma menina má." Mas a parte mais improvável da cena acontece quando ela acaba em um enorme depósito refrigerado — usando um vestido sem alças — arriscando sua vida.
Filmin
Alguém sabota o sistema de computadores do navio de cruzeiro, e a tripulação enfrenta uma grande crise enquanto é pega em uma tempestade. É então que o magnata Simon Canton traz à tona todo seu repertório de caretas e gestos. Cuidado com o erro narrativo: o navio parece parar, mas algo desconhecido colide com o barco cujas hélices continuam funcionando perfeitamente. O impacto causa grande caos entre os passageiros e, enquanto isso, o navio do Capitão Finnegan colide com um pequeno barco e fica severamente danificado. Explosões e montagens malucas por todo lado.
É hora de agir. Os mercenários querem atacar o luxuoso navio de cruzeiro como se fossem piratas da Somália. Ao entrar no grande salão, eles encontram o lugar desolado e sangue por toda parte. Em sua busca, eles se fazem uma pergunta: se parece que todos morreram, onde estão os corpos? Enquanto isso, a ladra, trancada no frigorífico, acorda após ficar inconsciente devido ao impacto.
Parece que ficar ali salvou sua vida. E é então que testemunhamos a primeira morte de um dos desprezíveis mercenários: o louco interpretado por Trevor Goddard — um ator que os fãs de filmes trash vão lembrar por interpretar Kano em Mortal Kombat. Ele é morto por uma criatura misteriosa, que parece ser a causa de todos os danos que a nave sofreu.
"Você precisa ser brutal": Bong Joon-ho quebrou tradição de Parasita em Mickey 17, sua nova ficção científicaA partir daqui começa uma carnificina divertida, um banquete de sangue, tripas e restos de massa cinzenta cerebral que fará as delícias de todos os fãs do gênero. Os sobreviventes se reúnem em um elevador em uma cena ridícula que visa criar uma sensação de claustrofobia, mas que demonstra a pouca habilidade de Sommers em criar uma tensão estressante no espectador naquele momento.
Ao chegarem ao fundo do navio, eles fazem uma descoberta terrível: tudo está coberto de restos humanos por todo lado, como comida regurgitada. Após emergirem com sucesso do primeiro confronto cara a cara com a criatura — embora ainda não a vejamos — os protagonistas se reúnem em um compartimento para teorizar sobre o que aconteceu; algo essencial em um filme cafona sobre monstros. Aqui descobrimos, em uma reviravolta muito louca, que o dono do navio de cruzeiro está em conluio com Hanover, o líder dos mercenários.
Filmin
Então, a criatura faz sua primeira aparição diante das câmeras em uma cena muito sangrenta: quando o Capitão Finnegan percebe sua presença, ele atira e ela vomita um dos mercenários que havia devorado, que agora está em plena decomposição. Uma cena que lembra quando um dos vilões de Robocop (1987) bate em um recipiente de ácido.
É neste trecho que o milionário dono do barco dá a primeira teoria sobre a criatura que pode ser a causa do ataque: trata-se de um 'Archaea Ottoia', um verme submarino que se acreditava extinto e que pode ser minúsculo ou gigantesco dependendo da profundidade onde for encontrado. Como curiosidade, contamos que em alguns países a criatura era chamada de "Octalus", um ser com mais de 900 anos que pode não ser único em sua espécie.
Sugestão de hoje: Este suspense espacial mistura ficção científica com filme de guerraEste monstro tem múltiplos tentáculos inteligentes, semelhantes a pequenas bocas, com os quais ele suga fluidos de suas vítimas. Vale destacar também que o design desta monstruosidade marinha se deve a Rob Bottin, autor de outras criações míticas como as vistas em O Enigma de Outro Mundo de John Carpenter e A Lenda de Ridley Scott.
No final, Finnegan e seu mecânico conseguem chegar ao barco em que estavam navegando no início do filme e este último se lembra de sua namorada, que eles deixaram no barco para consertá-lo. Dentro do navio de cruzeiro, Canton prova que é realmente o vilão quando, para não deixar testemunhas, tenta matar Trillian. Tudo é extremamente confuso e não sabemos onde cada personagem está ou por que eles estão lá.
Filmin
O filme termina com o casal principal escapando em um dos jet skis do navio de cruzeiro. E o magnata, você pode perguntar? Canton morre em uma explosão a bordo do barco do protagonista — causada por mísseis que os mercenários carregavam — que destrói tanto o enorme cruzador quanto a fera. Um final com muitos fogos de artifício, como qualquer boa produção de comédia dos anos 90 que se preze.
Tentáculos está disponível no Looke.
*Conteúdo Global AdoroCInema