Em 1993, Alan Menken foi indicado ao Oscar como autor da melhor trilha sonora do ano, a de Aladdin. Ele ganhou o prêmio de melhor canção por “A Whole New World”. E isso deve ter sido ótimo, pois apenas alguns dias antes ele havia recebido o Framboesa de Ouro (também chamado de Razzie Awards) de pior música por “High Times, Hard Times”, do filme Extra! Extra!.
Menken foi a primeira pessoa a receber o Oscar e o Framboesa de Ouro no mesmo ano, uma honra rara que apenas três pessoas possuem: ele, o roteirista Brian Helgeland (L. A. Confidential vs O Mensageiro, vamos deixar você escolher qual ganhou) e a atriz Sandra Bullock em 2010, que ganhou a estatueta de Melhor Atriz por Um Sonho Possível e Pior Atriz por Maluca Paixão. A dicotomia da vida.
No total, 19 filmes foram indicados ao mesmo tempo ao Oscar e ao Framboesa de Ouro de Pior Filme, mas apenas um levou para casa a estatueta de ouro: Melhor Edição de Som por Pearl Harbor. E talvez o mais curioso é que houve um total de três indicações compartilhadas entre o Oscar e o Framboesa de Ouro. Ou seja, dois júris independentes decidiram que essas atuações foram, paralelamente, a melhor e a pior do ano: James Coco (O Doce Sabor de um Sorriso), Amy Irving (Yentl) e Glenn Close (Era Uma Vez Um Sonho).
No entanto, nos 45 anos de existência do Razzie, apenas um filme ganhou um Framboesa de Ouro e um Oscar, embora em categorias diferentes. Em 1988, Wall Street - Poder e Cobiça foi indicado para Melhor Ator (Michael Douglas) e Pior Atriz (Daryl Hannah), e não recebeu mais indicações em nenhuma das cerimônias. O filme fez uma varredura limpa, vencendo ambos e fazendo, à sua maneira, história.
O Razzie pode ter perdido seu poder graças à internet e ao fato de que agora todos podem opinar em aplicativos como o Letterboxd, mas, francamente, ainda é curioso ver como a subjetividade está tomando conta. E depois de ouvir a notícia de que Francis Ford Coppola receberia seu Framboesa de Ouro por Megalopolis, francamente, é bom ver que em um mundo tão hermético como Hollywood ainda há um pouco de senso de humor.