S.S. Rajamouli é um visionário com uma propensão para sagas heroicas impressionantes e incomuns. O especialista em sucessos de bilheteria indianos já provou isso com os filmes Baahubali: The Beginning e Eega, que se concentra em uma mosca em uma missão de vingança. Mas ninguém estava preparado em 2022 para o que ele nos traria com RRR: Revolta, Rebelião, Revolução.
O filme mais caro da história do cinema indiano até hoje se tornou um sucesso de bilheteria, chegou à Netflix logo depois e acabou causando sensação mundial no streaming. Este drama de ação histórico, gigantesco em todos os aspectos, nos lembra que o cinema nem sempre precisa imitar a realidade, mas de uma forma maior que a vida é capaz de nos transportar para mundos onde tudo parece possível.
Provavelmente teremos que esperar um pouco mais por RRR 2, que foi anunciado logo depois. Mas quem quiser (re)descobrir RRR já tem a oportunidade de fazê-lo há algumas semanas com RRR: Behind & Beyond, um making-of do blockbuster de ação um tanto diferente divulgado discretamente pela Netflix.
Ação incrível na Netflix: Nenhum blockbuster de Hollywood consegue acompanhar este épicoAssista RRR novamente e entenda-o melhor
Quais cenários foram construídos especificamente para o filme? Como foi filmada a batalha épica entre Komaram Bheem (N.T. Rama Rao Jr.) e o tigre animado? Quando e por que CGI foi usado, e quando efeitos especiais práticos foram utilizados?
DVV Entertainment
Behind & Beyond faz jus ao seu título, responde a perguntas em aberto e fornece insights perspicazes sobre o esforço incompreensível investido neste projeto gigantesco. Com uma mistura de entrevistas com elenco e equipe e imagens espetaculares, o desenvolvimento de algumas das maiores sequências, por exemplo, é mostrado em um impressionante avanço rápido das filmagens originais até as cenas finais do filme. O documentário não é de forma alguma inferior ao longa, que aborda em termos de valor de entretenimento e dramaturgia.
O diretor dá insights exclusivos sobre sua mente, fala sobre a arte de impulsionar o desenvolvimento do personagem, da história e das emoções por meio de cenas de ação e é repetidamente descrito pelo ator principal Ram Charan, entre outros, como um mestre em sua arte.
O filme de 200 minutos que bateu um recorde de bilheteria em seu país de origem: Não se compara a Wicked e Moana 2Ao mesmo tempo, os cinéfilos não conseguirão evitar lembrar de Stanley Kubrick ou Alfred Hitchcock, que eram notórios perfeccionistas que não se importavam com perdas. Basta dizer que o passo mais famoso da lendária apresentação de dança da canção vencedora do Oscar "Naatu Naatu" levou 18 tomadas para ser concluída - e cada movimento, cada olhar, cada gesto dos dois atores principais não é apenas perfeito, mas também sincronizado.
DVV Entertainment
Falando de em Naatu Naatu, a sequência, que foi planejada com detalhes incríveis, não é apenas importante para a trama, mas também conta sua própria história. O que exatamente está por trás disso é explicado de uma forma emocionante no making-of. De qualquer maneira, isso se aplica a inúmeros detalhes aos quais dificilmente se consegue prestar atenção em meio ao espetáculo, mas onde Rajamouli não deixou nada ao acaso. Até os mínimos detalhes importam. O que significa que o público ocidental, em particular, só reconhece até certo ponto à primeira vista. Para os fãs de RRR fora da Índia, o longa mostra os bastidores e fornece uma riqueza de contexto que lança uma nova luz sobre o filme.
Vale a pena assistir RRR: Behind & Beyond, especialmente para aqueles que tenham hesitado em assumir o compromisso que um filme indiano de três horas pode exigir deles.