Para assistir online hoje: A versão feminina de John Wick é estilosa, brutal e traz uma das melhores cenas de ação de todos os tempos!
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Poucos anos após seu sucesso com John Wick, o diretor David Leitch transformou Charlize Theron em uma lutadora solitária e durona.

John Wick - De Volta ao Jogo foi um dos filmes mais influentes da última década. O sucesso de bilheteria não só deu a Keanu Reeves um segundo impulso em sua carreira, como também popularizou um subgênero inteiro com suas sequências de ação estilosas, bem coreografadas, mas ainda assim realistas.

Desde então, houve inúmeros imitadores, alguns com elencos femininos, como Mary Elizabeth Winstead no longa da Netflix, Kate ou mesmo em dupla com Karen Gillan e Lena Headey em Coquetel Explosivo. Mas quem, se não o codiretor de John Wick, David Leitch, seria mais adequado para trazer uma versão feminina do personagem para a tela? E foi exatamente isso que ele fez em Atômica, onde Charlize Theron interpreta a durona Lorraine Broughton.

Atomic Blonde, no original, está disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV, Youtube e Google Play, dentre outros filmes bons para assistir.

Atômica
Atômica
Data de lançamento 31 de agosto de 2017 | 1h 55min
Criador(es): David Leitch
Com Charlize Theron, James McAvoy, Eddie Marsan
Imprensa
3,4
Usuários
3,9
Adorocinema
4,5
alugar ou comprar

É disso que se trata Atômica

O filme se passa em Berlim Oriental, pouco antes da queda do Muro. Um agente do MI6 é encontrado morto. Ele tinha em sua posse uma lista com todos os nomes dos espiões que operavam em ambos os lados da capital alemã, mas essa relação agora desapareceu. Lorraine Brougthon (Theron), também trabalhando para o serviço secreto britânico, é incumbida por seus superiores (Toby Jones e John Goodman) a se infiltrar na capital da RDA (República Democrática Alemã) e garantir informações confidenciais.

Sua missão a leva ao ex-agente do serviço secreto, David Percival (James McAvoy) e à agente francesa, Delphine (Sofia Boutella). Mas em quem Lorraine pode confiar em uma cidade cheia de espiões, especialmente em uma situação politicamente explosiva? Uma coisa é clara: outros partidos também querem a lista e estão dispostos a passar por cima de cadáveres para obtê-la.

“Quase estrelei Harry Potter”: Há 22 anos, James McAvoy recusou muito dinheiro por este papel na saga

A tristeza da RDA encontra a estética neon

Os longas históricos da RDA geralmente têm uma aparência sombria e desaturada, mas neste suspense de espionagem, o cinza frio de Berlim Oriental é repetidamente iluminado por cenas elegantes em intensa luz neon. Junto com a trilha sonora dos anos 80, de Depeche Mode a David Bowie, há muito a oferecer em termos audiovisuais.

A brilhante Charlize Theron também contribui para o estilo do filme com seus cabelos loiros platinados. Ela tem muito mais trabalho de atuação do que seu estoico colega Keanu Reeves nos longas John Wick. Outro personagem fascinante é o sobrevivente obscuro Percival, que você nunca sabe o que está realmente fazendo.

Focus Features

Embora a história do thriller de espionagem seja pouco mais do que um filme genérico padrão, são as qualidades mencionadas acima que fazem Atômica se destacar na multidão. Mas o que realmente faz o longa valer a pena ser visto é a ação, e há uma cena que impressiona bastante.

Um one-shot de ação de 10 minutos

O destaque indiscutível de Atômica é a sequência de dez minutos no final do filme: em uma luta difícil e exaustiva pela sobrevivência, Lorraine primeiro espanca e atira em uma escada cheia de inimigos, então, exausta, se dedica a uma luta aparentemente interminável com um oponente igualmente exausto, entrando em um carro e se envolvendo em uma perseguição em meio a uma rajada de balas - tudo isso enquanto o homem que ela deveria ajudar a escapar mal consegue andar e está sangrando lentamente até a morte.

"Ela não é o John Wick": Ana de Armas explica diferenças entre Bailarina e personagem de Keanu Reeves

O que faz desta cena uma das melhores de todos os tempos são três fatores: primeiro, é sempre impressionante quando sequências de ação tão longas são filmadas sem um único corte visível. É um recurso estilístico que pode parecer um pouco desgastado na teoria - algo como: se você quer impressionar seu público, faça um one-shot. Na prática, há uma quantidade enorme de esforço por trás disso, mesmo que um ou dois cortes ocultos sejam usados.

Focus Features

Em segundo lugar, a insistência de Charlize Theron em realizar quase todas as acrobacias do filme ela mesma. O coordenador de dublês Sam Hargrave disse ao The Hollywood Reporter: “Charlize fez 98% de suas próprias acrobacias, todas as lutas, corridas e assim por diante. Somente se envolvesse uma queda dela de uma escada ou um balanço de uma grande altura, eles não poderiam fazer isso por questões de seguro." Quanto menos truques forem necessários em uma cena de ação, mais imediata e crível ela será. Atômica também se beneficia de sua protagonista, que se joga ousadamente.

Focus Features

Em terceiro lugar, você pode ver a exaustão física que as brigas causam em Lorraine e seus inimigos. O cinema de ação muitas vezes nos mostra heróis dotados de resistência sobre-humana que abrem caminho através de hordas de oponentes sem mostrar um único sinal de fadiga. Não é assim em Atômica, onde ao longo de uma sequência de um minuto, é preciso encontrar maneiras cada vez mais eficientes de eliminar os muitos adversários. Por fim, Lorraine não consegue mais colocar energia em seus socos e chutes.

É por isso que às vezes ela se joga em seus inimigos com o corpo inteiro, usa objetos espalhados ou ataca especificamente as articulações e outros pontos fracos de seus perseguidores. Assim como Lorraine, em algum momento você se sente esgotado, mas a adrenalina o mantém firme. Só por essa cena, já vale a pena dar uma chance a Atômica.

facebook Tweet
Links relacionados