Se você tem filmes em VHS em casa, tem um tesouro
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

A nostalgia e o saudosismo podem ser muito mais versáteis do que se imagina.

O saudosismo nem sempre precisa estar apenas associado ao passado, principalmente se você tem relíquias em casa que podem te catapultar para um futuro brilhante, se assim podemos dizer. Explico: quem coleciona objetos que um dia foram comuns e hoje são considerados raros pode encontrar uma utilidade para essas lembranças além da nostalgia.

Aqueles que cresceram colecionando histórias tanto nos cinemas quanto em casa com certeza tem boas memórias das locadoras de bairro. Isso talvez faça muitos se sentirem velhos, mas antes de chegarmos à era dos serviços de streaming, o mundo das mídias físicas era incrivelmente prolífico. Dando alguns passos atrás, antes mesmo do Blu-Ray e dos DVDs, as fitas VHS fizeram história.

Com Nicole Kidman e Sandra Bullock: Vencedora do Oscar deve dirigir sequência de clássico de fantasia dos anos 90

Raras, esses tesouros que nos transportavam para a Terra Média, para uma galáxia muito distante ou nos colocavam em uma trilha de espionagem com um jovem Tom Cruise fizeram parte da vida cotidiana de quem sempre adorou cinema. Para além dos aluguéis, muitos chegavam a comprar os filmes para a própria coleção.

Assim como existem colecionáveis dos mais variados estilos, as fitas VHS finalmente ganharam seu espaço na lista das vendas extremamente lucrativas. A todos que sentirem que o desapego é uma opção, revisitar as caixas características dos seus filmes favoritos pode corresponder a mais dinheiro no bolso.

De onde surgiu o visual clássico do novo filme do Quarteto Fantástico? Direto dos quadrinhos dos anos 60 criados por Stan Lee e Jack Kirby, confira!

Uma vez que o VHS esteja em boas condições, é possível vendê-lo para colecionadores por quantias extremamente superiores ao valor original. Uma busca em sites de venda de produtos usados já apresenta um panorama bem lucrativo. Neles, por exemplo, pode-se encontrar O Rei Leão por cerca de 2.500 reais, o primeiro lançamento em fita de Star Wars: Uma Nova Esperança por mais de 6 mil reais ou uma versão dublada de Pânico, de 1996, por mais de mil reais.

As opções são variadas e, uma vez que não se tenha esse apego, essas memórias podem se transformar de maneiras inusitadas. Afinal, se existem fitas VHS guardadas há anos sem ver a luz do dia, nada melhor do que dar um novo valor (desculpem o trocadilho) e novos destinos para elas.

facebook Tweet
Links relacionados